Eu acho que todos que reclamam da adaptação de Shichinin no Samurai para anime não o vêem como uma adaptação, mesmo que muito diferente é apenas uma adaptação, afinal não existe nenhuma regra que diz que uma coisa adaptada tem que ser cópia fiel da obra original. Ainda mais em se tratando de uma obra original de 1945....... que se fosse feita pra agradar os fãs de outrora, deveria ter sido no mínimo antes da virada do milênio.....
Pra quem conheceu o anime sabendo disto, sempre soube que o anime era baseado na história de Akira Kurosawa e levava poucas coisas da obra original no seu enredo além do título.
Eu tenho 3 motivos em particular pra não achar Samurai 7 tão ruim quanto dizem: o primeiro é que vi Samurai 7 sem nem saber que era adaptado de outra obra; o segundo é que eu assisti o anime antes da obra original; e o terceiro é que eu já vi o filme original da obra na qual se baseia o anime.
Não posso ser hipócrita e dizer que não tenho lá minhas revoltas com relação a certos animes, filmes, mangás, etc., quando transplantados de uma mídia pra outra, mas em relação a Samurai 7 creio ser um pouco diferente mesmo que eu tivesse assistido à obra original primeiro. O filme é tão antigo que a evolução tecnológica avançou abissalmente entre 1950 e 2000. E hoje, permite que um anime seja adaptado pra filme live/dorama ou vice-versa em bem menos tempo do que antigamente.
Eu mesmo às vezes sou purista, mas não creio que um anime idêntico a Shichinin no Samurai fosse agradar a um público razoável. Bem, creio que se assistirem o anime como um anime futurista de samurais, verão pontos positivos na obra. Não creio que seja de fato totalmente ruim como muitos fãs da obra original dizem.
Samurai 7, pelo que vi, com certeza não será o melhor que já assisti, mas não entra na lista dos mais ou menos de jeito nenhum.
Fizeram um bom roteiro, pelo menos bem amarrado na sua estrutra-base e sem correria, fazendo com que o anime conseguisse mostrar uma história com um bom enredo, sem obstáculos, bem focada e bastante simples. O anime tem uma ótima fluência. Sem quase perceber, você pode talvez se deparar já estando na metade ou indo para o final do anime. A história caminha sem nenhuma enrolação. Boa mistura de drama e ação sem tanta comédia explícita, além de um mistério em certas cenas. E 26 episódios ficaram ótimos pra composição do anime, que é ótimo, mesmo sendo apenas baseado no famoso filme do mestre Akira Kurosawa.
Quem viu o filme originário do anime vai ver que entre outras coisas, pelo menos o final é coerente com a história de Akira Kurosawa. Amarraram muito bem o final da história com o anime propriamente dito e ainda conseguiram fazer o final mais ou menos igual ao filme.
O título do filme, assim como o do anime, já diz tudo, mas sem querer dar spoilers pra quem ainda não viu o anime, digo que o grupo dos samurais é muito bem equilibrado entre combates e estratégias. Destaco 3 samurais no grupo: 2 por técnicas bastante refinadas e 1 por sua destreza e jeito de ser.
Outra boa mistura do anime se apresenta entre os personagens, os conjuntos de pessoas e personalidades formados ao longo da fomação do grupo é realmente enriquecedor em relação ao enredo. Aliás, os personagens vão evoluindo conforme o anime vai passando, alguns mais, outros menos, mas de alguma forma todos evoluem. Principalmente Katsushiro e Kirara.
A animação do Gonzo competentíssima nem é preciso ressaltar muito. Apesar de haver, ou pelo menos assim muito me pareceu, uma perda de qualidade em 3 episódios: no 10° e no 25°(quase cagaram no final), a qualidade da animação está mais baixa que o normal; e no 16° em relação a algumas cenas, que repetem-se por vezes em determinado momento da batalha.
A trilha sonora, excelente também. Quem assistiu o filme sente que também neste ponto, a produção consegue passar um pouco do filme pra animação. A trilha eleva-se ainda mais quando falamos das músicas de abertura e encerramento, que caem perfeitas no anime.
A música de abertura então, UNLIMITED(que tem inclusive duas versões), na voz de Nanase Aikawa, foi a primeira música que ouvi que me deixou com um gostinho de quero mais...... depois disto, inevitavelmente corri atrás da versão FULL. Na época em que o assisti pela primeira vez, junto com um amigo meu, ele sentiu o mesmo. É uma música muito gostosa de se ouvir. O vídeo de abertura não é assim totalmente coerente com a música, mas diz a que veio. E apresenta de cara e de fato, todos os personagens do grupo protagonista da história.
O encerramento, com uma música mais lentinha, mas com letra igualmente bonita à abertura, tem uma melodia bonita também. Seu vídeo já é bem coerente e ao mesmo tempo mais simplório.
Por fim, algumas mortes, acontecimentos e/ou destinos, são inesperados... como por exemplo o fim de Ayamaro..... esses ingredientes foram essenciais ao anime.
O final do anime, quanod o vi pela primeira vez me deixou bastante surpreso, mas achei-o bom, com exceção do que aconteceu entre 2 certos personagens.
RECOMENDADÍSSIMO
Sennaffogo