#UCHIHA SCANLATOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tenjou Tenge

Ir para baixo 
AutorMensagem
sennaffogo
Administrador
Administrador



Número de Mensagens : 407
Data de inscrição : 03/05/2009

Tenjou Tenge Empty
MensagemAssunto: Tenjou Tenge   Tenjou Tenge Icon_minitimeSáb Abr 05, 2014 4:32 pm

Tenjou Tenge... um anime que levou 1 ano para ser assistido. Tá, tudo bem, tem o fato de ser um anime que foi assistido em conjunto com outros 2 amigos, mas mesmo assim, 1 ano para assistir um anime de 24 episódios? Nunca mais faremos isto, a não ser que todos 3 estejam de férias....=D. Ainda sim não foi o maior, que atualmente é Fairy Tail, com mais de um ano já na contagem.
O fato é que realmente todos acharam que demoramos demais para vê-lo, e o único fator para fazer eu vir aqui logo após ter finalizado o anime, é que Tenjou Tenge é um anime quase raro na sua fórmula de mostrar os acontecimentos. Talvez tenhamos conseguido assistir Tenjou Tenge deste modo porque a história é "dividida" em 4 arcos: 01-09, 10-15, 16-18, 19-24.

Quando o anime rolou no Japão, o mangá ainda não tinha nem sombra de previsão de término, por isso, sabia desde o começo que o final não seria igual à história original. E exatamente por isto que a produção teve que inventar (talvez) desde antes do 1º episódio, um final diferente para encerrar o anime de maneira no mínimo coerente. Conseguiram.
Tenjou Tenge é um anime de 2004, ano em que comecei a ir em eventos de anime, e um dos animes que mais assisti episódios aleatórios ao longo dos eventos. Numa época em que eu ia a eventos de anime muito por causa da exibição, pois não tinha computador e sequer pensava em baixar animes, Tenjou Tenge foi uma boa diversão por alguns eventos, assim como Midori no Hibi, que ainda não vi completo, e Golden Boy. Lembro de somente em eventos, ter visto até o 8º ou 9º episódio de Tenjou Tenge, o que pra mim na época era algo fantástico.

Tenjou Tenge é um anime vindo do mangá homônimo de autoria de 'Oh! Great'. Sim, isto mesmo, o mangaka que concebeu Tenjou Tenge se auto-entitula exatamente como vocês devem estar pensando...xD. No caso, tem muitas hipóteses que poderíamos aqui formular para tentar adivinhar o porquê deste pseudônimo, mas a que me parece mais fazer sentido se relaciona direta e crucialmente com as mulheres que ele desenha...hehehe. Oh! Great ganhou muito fãs masculinos por conta disto, e Tenjou Tenge, o anime, certamente abocanhou muitos homens para assisti-lo por causa dos primeiros episódios e das irmãs Aya e Maya, especialmente em se tratando de Japão. Não que eu esteja desprezando ou menosprezando a ação (quase que desenfreada) que permeia o anime, mas as mulheres de Tenjou Tenge são belos exemplares do que os japoneses gostam de ver, e gostariam de ter para si mesmos como namoradas/esposas. Isto é um fato.

Bem, passados quase 10 anos desde então, depois de finalmente finalizar o anime, venho falar sobre ele, sua história, sua trilha, sua animação. De cara, tentei analisar um ponto que ao longo dos anos fui escutando por aí, que era o de que após um determinado episódio, por volta da metade do anime mais ou menos, as coisas mudavam bastante em Tenjou Tenge, e que ficavam um tanto quanto chatas. Lembrando o que eu falei sobre a produção ter conseguido fazer um final coerente, não consegui enxergar tal coisa que tanto escutei ao longo dos anos. Acho que a história teria muito mais "pano pra manga", e isto com certeza deve ser mostrado no mangá, mas como eles tinham que terminar a animação em 24 episódios, não tinha muito o que fazer, mostraram um lado da história que surpreende muita gente, pois com certeza muita acha que a porradaria vai permear a tela do começo ao fim do anime, exceto por alguns pequenos períodos de (descanso e) treinamento. Eles poderiam fazer isto também, mas vai saber o quão difícil era fazer o anime deste modo e ainda assim terminar a história de um modo satisfatório? Não sei se quase toda a história do anime segue o mangá e daí pra frente você tem que ler o mangá para saber o final mesmo da história, ou se o anime é bem diferente da obra original, porque as coisas ficaram tão bem encaixadas que dá até pra desconfiar que o anime quase todo segue o mangá e para num determinado momento. Até por isto se diz que o anime não tem um final, ou é aquele final que não é final..... Isto é perfeitamente perceptível sabendo que o mangá tem 22 volumes. E mesmo com o OVA de 2 episódios que veio após o anime como complemento, nada muda.


Mas então, Tenjou Tenge é um anime de ação, luta, porradaria (quase que total), comédia e fanservice, e basicamente é isto. O anime nos conta um pedaço da história roteirizada no mangá e vai até um certo ponto. Tem também 2 OVAs que complementam a história (e isto pra mim é um ponto falho porque o anime poderia muito bem ter 26 episódios), e ainda um filme, que não tem nada de interessante e novo, e o fato de terem gasto dinheiro com ele eu achei sinceramente um total absurdo...
A história segue um badboy loiro, rebelde e machão que se acha 'O cara', chamado Nagi Souichiro. Ele e seu amigo Bob Makihara, um negro de cabelo rastafari, vivem por aí de escola em escola desafiando os caras mais fortes de cada uma delas para lutar. Sempre acabam vencendo todos que encontram pela frente, até chegar à Toudou Gakuen, uma escola no mínimo diferenciada. A partir do encontro com uma garotinha chamada Maya, literalmente uma pirralha, suas vidas mudam radicalmente e eles percebem que não são nada fortes. Deste dia em diante, eles irão encontrar um novo objetivo para lutar, e com isto também ficarem mais fortes.

Tenjou Tenge não tem nada de novo, é tão clichê como vários outros animes que vieram antes e, principalmente, depois dele. Inclusive o motivo que Souichirou usa para lutar, ao conversar com Takayanagi, é clichê. Até o que te leva a assistir o anime é clichê... mas, como eu digo já há algum tempo, depois de se assistir uma penca de animes, o que te leva a assistir outros animes iguais em vários aspectos, são em especial os desenvolvimentos das histórias. Além dos personagens que também fazem boa diferença nisto. E nestes pontos, Tenjou Tenge vai bem logo de cara e te chama a atenção. As coisas vão se desenrolando num total frenesi, que você pode até chegar a pensar que o anime vai ser tão foda que você o elencará entre os melhores. Mas acho que isto infelizmente não ocorrerá. Não pelo anime em si, que é muito bom até, mas acho que tem muitos outros animes melhores. Pra mim Tenjou Tenge é uma história que deveria ter sido feita com o dobro de episódios. Aí sim, talvez pudesse ser elencado a um Top10.

A animação é muito boa. As lutas são até bem caprichadas e interessantes, apesar delas não serem mostradas de modo completo, invariavelmente... Mas as lutas têm inclusive algumas cenas ecchi que realmente deveriam ter. E já que Oh! Great com certeza deve ter um fetiche por seios grandes, a produção caprichou nos corpos das "deusas" lutadoras da Toudou(Aya, Maya, Kuzunoha e Isuzu). Em se tratando de fanservice masculino, este é muito bem colocado nas lutas, diferentemente dos animes atuais onde algumas calcinhas deveriam aparecer e não aparecem, ou aparecem em qualquer cena, gerando demasia neste tipo de fanservice. Isto é algo positivo, talvez por ser um anime de 2004, já que o fanservice tem hora e lugar, ao contrário de vários animes atuais. Tais cenas, só aparecem em determinados momentos, e não são jogadas na tela durante todo o tempo, coisa que em Tenjou Tenge tinha grande potencial para acontecer.
Aliás, falando de ecchi e fanservice, temos isto para todos os gôstos, tanto masculino como feminino, mas ao que parece Tenjou Tenge tem um fandom masculino como maioria esmagadora, não tenho uma certeza absoluta do motivo, porque tem fanservice feminino em Tenjou Tenge também. Talvez seja a porradaria mesmo, que atrai mais os homens do que o público feminino...xD.
Tirando algumas cenas ecchi's onde há uma certa 'forçação' de barra para as mulheres aparentarem estar vestidas de um jeito (e não estarem realmente) para ficarem, digamos assim, mais sexy's(epis.05 é o mais claro exemplo disto), as outras cenas são plausíveis e bem colocadas.
Na parte de comédia o anime também não fica devendo. O anime tem um caminho principal por qual percorre durante todos os seus 24 episódios, mas em vários e acertados momentos, ele escapa rapidamente para um alívio cômico.

Em se tratando de música, as BGM's no anime não são tão boas assim e nem tão diversificadas. Uma ou outra música a se destacar e só. Isto talvez seja um ponto falho do anime, mas nada que comprometa a boa média técnica final. Em compensação, a abertura e o encerramento do anime tomam para si os postos de destaque musical do anime.
A abertura é Top, e quando eu digo Top, é porque é Top!...xD. Falando sério, a abertura do anime é simplesmente uma das melhores e mais fantásticas que eu já vi e ouvi. A música por si só é excelente, entoada pela banda 'm.c.A-T', que NÃO é muito conhecida por mim em se tratando de outros trabalhos em animes. Porém, 'Bomb a Head! V' é um fenônemo "discotecário". E é uma música que é Tenjou Tenge puro. Se os brasileiros apreciassem músicas japas, esta com certeza seria um sucesso absoluto tocando nas baladas por aqui. A música tem uma pegada tão boa, mas tão boa, que sem nenhuma imagem a abertura já seria ótima, mas aquele vídeo simplesmente é a cereja do bolo em se tratando de combinação música + vídeo.
Então, primeiro vou falar logo do único defeito do vídeo de abertura na minha opinião. O grupo Jyuken é formado por 5 membros, todos eles são apresentados na abertura, mas o Bob fica esquecido e simplesmente não é apresentado. A produção deu um ótimo destaque dançante para ele no vídeo, mas faltou a apresentação formal. Se não fosse por isto o vídeo seria nota 10 ao invés de 9,5.
De resto temos uma música que eu gostei demais. Ela tem um ritmo muito vibrante, pegajoso e A-LU-CI-NAN-TE! Além de ser totalmente dançante, como a própria letra da música diz com expressões como "dance to dance" ou o próprio título da música "Bomb a Head!" entoada várias vezes, ou ainda na frase 'o tempo todo dançando, meus sonhos dançando'... ou seja, a música é muito boa e fizeram um vídeo que se encaixasse perfeitamente com ela, exceto o que já falei sobre o Bob. Até as partes da letra que se conectam mais com alguns personagens e estes tomando para si a ação no vídeo, as partes dançantes-solo de Bob e Aya-chan com os outros ao fundo fazendo a coreografia 'de fundo', e as ótimas sacadas dos personagens saindo das páginas de mangá ficaram boas (especialmente os homens). E para coroar o ótimo trabalho, a música que não tem uma conexão total com o anime, tem fortes conexões com os personagens do grupo. De alguma forma ela se conecta com todos eles.
E o vídeo é tão legal no aspecto coreográfico, que inclusive pode te fazer querer copiar os passos do Bob e da Aya-chan. E se você se contaminar com aquela coreografia, ganbatte! Pois, haja treino! =D.

O encerramento é muito bom em se tratando de música, que tem uma ótima batida e uma letra que segue um pouco as mesmas conexões da abertura, só que depois de uma abertura tão boa como 'Bomb a  Head! V', seria difícil o encerramento desbancá-la como música de maior destaque no anime. E isto talvez até se reflita muito exatamente no vídeo, que economiza muito na animação e deixa um pouquinho a desejar, apesar de ser uma coisa que ficou bem legal e que até então eu não tinha visto. O vídeo até consegue uma certa combinação com a música, mas não está à altura da abertura, apesar de ainda sim ser bom. O vídeo introduz apenas uma personagem, que se conecta diretamente com a música 'Aishite ne Motto', e tudo isto se conecta com a situação da dita cuja dentro do próprio anime. Por tudo isto não dá para dizer nem de longe que o encerramento é ruim ou que não cumpre seu papel. A música tende a ser um tanto quanto enjoativa com o passar do tempo, mas é boa, isto é indiscutível pra mim. O encerramento fecha bem todos os episódios.
A produção ganhou nota 9,5 pela abertura e encerramento de Tenjou Tenge. E um dado extra sobre ambas as músicas em se tratando da minha opinião pessoal, é que ainda hoje elas são duas músicas de uma 'playlist' que escuto de vez em quando. Com certeza são ótimas músicas, indispensáveis nesta lista de músicas japas que eu gosto e escuto, e especialmente 'Bomb a Head! V', é uma das músicas de anime que eu mais gostei e gosto até hoje, mesmo 10 anos depois de tê-la conhecido.


Antes de finalizar, trago algumas curiosidades: além de Tenjou Tenge ser um dos primeiros animes que conheci assistindo exibições em eventos, é um dos primeiros animes que gravei em DVD(está no disco SennAnimes 13); e é um dos primeiros animes concluídos do ShaKaw, na época ainda como Sharingam, com aqueles erros tradicionais e bobos de um fansubber novo e inexperiente que muitos cometem, mas que se solidificou e há algum tempo é um dos 5 melhores do país.

Finalizando então, apesar de eu ter gostado até bastante do anime, não posso recomendá-lo taaanto assim partindo somente do meu gôsto pessoal. Talvez, eu digo talvez, o mais correto fosse recomendar de cara o mangá, mas o anime ainda assim vale a pena, como uma espécie de bom aperitivo para levar você a ler o mangá, onde com certeza a história tem mais desenvolvimento. Analisando tudo, o anime é muito melhor do que sempre me pareceram as opiniões alheias sobre a história a partir do 2º arco. Não é o que talvez muitos esperavam (inclusive eu e meus amigos), mas quem disse que sempre é? O anime tem menos ação na 2ª metade, sim, tem mesmo menos ação, mas não é por isto que o anime fica chato ou enrolativo, tudo que aconteceu foi plenamente coeso e necessário para o anime terminar como termina. Então, vale a pena sim ver o anime, ele só não é excelente como poderia de fato ter sido. Ele começa muito bem, com um potencial enorme, e vai perdendo alguns pontos a partir do segundo arco com aquela ida e vinda dos flashbacks, terminando um pouco aquém do que se esperava, e ainda precisando dos OVAs como complemento da história. Mas apesar de seus pontos negativos, Tenjou Tenge é um anime muito bom, (com certeza irei revê-lo algum dia), e portanto é um anime RECOMENDADO.


Sennaffogo
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tenjou Tenge
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas sobre tenjou

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
#UCHIHA SCANLATOR :: OFF-TOPIC :: Animes-
Ir para: