Esta série dramática coreana chegou até mim através de um fansubber de animes. Curiosa e coincidentemente, a mesmíssima coisa que aconteceu com a primeira e única série coreana que assisti completa até hoje, Emperor of the Sea. Sim, porque não considero Witch Amusement como série, e sim dorama, ou minissérie, assim como tenho conceitos diferentes para série e dorama.
A única diferença é que Emperor foi feita por um fansubber de anime, enquanto FOA foi feita por um subber de séries/doramas asiáticos mesmo. Inclusive o número de episódios é o mesmo de Emperor, 51. Comecei a vê-la em "modo teste" e a aprovei depois de ver o episódio 2. Daí resolvi seguir adiante com ela para dar uma trégua nos animes por umas semanas e também para ver algo de um modo mais relaxado, sem se importar de ser muito interrompido pela minha mãe ou de pausar/parar a série para fazer qualquer outra coisa por exemplo.
Como a 2ª série coreana que assistirei, FOA se mostrou(ou me pareceu) de início, ser uma série de drama (ou melodrama) bem legítimo, principal e especialmente pelas atuações de seu elenco, a emoção que os atores colocam nos personagens que pedem por isso. Mas a partir do 8º episódio comecei a ver algumas coisas um tanto quanto forçadas, coisas típicas de novela brasileira, alguma enrolação inclusive. Eu comecei a ver uma certa comoção em demasia, desnecessária numa série grande como esta, pois a série tem muito mais pra mostrar do que toda esta comoção apresentada, e mesmo que o gênero-mor da mesma seja o drama, a choradeira presente até aqui(1/5 da série assistida) está prestes a gerar um rio... especialmente por UMA personagem, que ao longo dos 11 primeiros episódios se torna de fácil identificação.
Com isso, o que me parece é que a aparente profundidade de alguns personagens será tão rasa quanto a água que bate na areia da praia. Pois apesar da série entrelaçar e construir bem os destinos de certos personagens fazendo com que eles não sejam simples coadjuvantes de novela brasileira que aparecem e somem rapidamente(tipo aqueles que aparecem no começo para simplesmente morrerem), alguns personagens estão sem expressão, com uma expressão um tanto quanto incoerentes dada a história pela qual estão passando ou com uma expressão exagerada de seus sentimentos. Na minha opinião, Youngmin e Jeongsuk estão com um destes 3 tipos de expressões, além de haver uma forçação de barra em relação à personagem Jeongsuk.
Mas apesar de tudo, exatamente por ainda ser 1/5 da história que não podemos afirmar que todas estas coisas são definitivas e que FOA é ruim.
A história de vingança, ganância e chantagem de alguns, de ódio e sofrimento de outros, faz com que uma grande teia se entrelace entre todos, direta e indiretamente. Em algum momentos, você é a vítima, e num outro logo ali adiante você é quem vitima.
O modo como certos personagens vão reaparecendo na história sempre colocando outros em apuros por causa de seus passados, te faz ficar apreensivo com o que pode acontecer e deixa os destinos de todos eles entrelaçados, caminhando juntos e paralelamente ao mesmo tempo, como se todos estivessem sob um grande guarda-chuva. Os personagens jogam um "jogo" de muita ganância e "violência" sentimental, onde atitudes mesquinhas, egoístas e negativas afloram todo o tempo, e algumas destas até por motivos de 'sobrevivência' dentro do emaranhado familiar. E no meio deste ninho está um rapaz que não pensa em nada além de viver.
A passagem de anos se faz de maneira boa e rápida, mas sem correria e com explicações pertinentes, o que não permite ao telespectador ficar entendiado por não ver logo o ambiente do foco principal da série.
A série tem o luxo de diversas produções coreanas modernas que se passam nos dias atuais ou perto disto, e assim como o único dorama coreano que eu vi até então, Witch Amusement, podemos ver por exemplo, carrões(especialmente os da marca Audi) desfilando de um lado para o outro.
Apesar de ver 2 erros de produção bem grosseiros até agora, a produção é muito competente e o saldo é bastante positivo com relação a isso. Por enquanto eu daria uma recomendação entre o BOM e o RECOMENDADO para Flames of Ambition, mas esperando que isto melhore.
Sennaffogo