O anime tem ótimos personagens. Especialmente por parte da trupe da Comandante, onde todos os personagens são muito bons. Alheio a estes, outros que aparecem pelo caminho também figuram bem na história. Um ou outro personagem clichê chato que seria talvez até natural aparecer, e pronto.
A animação é excelente, então não tem muito o que falar dela a não ser elogiar.
A história de Bounen centra nos Hiruko, nas "criaturas" chamadas Xam'd e na guerra entre alguns povos. O protagonista é o estudante Akiyuki, que estava no ônibus escolar junto de seus colegas quando de repente, após o ônibus ter sido vítima de um atentado, acaba por ser atingido por um líquido liberado por uma menina que estava dentro do ônibus. A partir daí, uma nova vida surge diante dele, e além de descobertas a respeito de muitas coisas, ele terá que aprender a conviver e dominar a mutação que agora se formou dentro dele, e ainda sobreviver as adversidades que surgirão pelo novo caminho. Ao mesmo tempo, ele se vê envolvido num triângulo de amizade complicado com seus 2 melhores amigos de classe.
Achei que a história poderia ser um pouquinho encurtada, pois teve algumas coisas desnecessárias, mas ficou de bom tamanho, nem enrolou em nada. A história é muito boa ao fim das contas, e o final talvez surpreenda alguns, como eu por exemplo. Pelo caminhar do anime, achei que o final seria mais previsível, digamos assim, mas realmente me surpreendeu, e aqui a crítica e a opinião divergem: o final foi coerente, mas eu não gostei....xD
Apesar das duas músicas serem completamente em inglês e eu não gostar muito deste fator em relação a animes, achei melhor assim do que ter uma música "disfarçada" como acontece com JAP em Sengoku Basara. Sei que isto faz parte, pois os caras também usam este tipo de artifício pra rimar e tal, mas acho tal coisa desnecessária. A OP cantada por BOOM BOOM SATELLITES é muito boa, tem um ritmo bem legal e agrada de cara. Tem um letra que vai ao encontro do anime juntamente com o vídeo que foi bem trabalhado neste aspecto. Já o encerramento peca neste sentido, e o vídeo não tem lá esta coesão toda com a música, mas em compensação, a música tem total vínculo com o anime, especialmente se levarmos dois determinados personagens em maior consideração, e o protagonista sendo um deles. A música em si é ótima também, com uma letra linda, que pode expressar até sentimentos fraternais e é capaz de te levar ao choro dependendo do seu estado emocional atual(como aconteceu comigo). Kylee conseguiu com esta música passar tão bem esta emoção, que eu chorei mais de uma vez ao escutá-la......
Sem ter mais o que falar, o que me resta é recomendar o anime, certamente. Talvez o fato de maior valor em Bounen no Xamdou seja o de, mesmo num primeiro momento parecendo um anime de mecha, ele pode ser visto por qualquer fã de anime em geral. Tem boas doses de comédia, tem lutas, tem drama. Portanto, eu também não poderia dizer nada menos a respeito de Bounen do que [b]RECOMENDADÍSSIMO[b].
Sennaffogo