Uzumaki, a história de Junji Ito, um dos top's mangakas de horror/terror japonês, talvez o maior ao lado de Hideshi Hino atualmente, é simplesmente ótima. Não querendo comparar histórias e autores, mas já comparando, Uzumaki se mostrou bem melhor do que 'Panorama do Inferno'. Em três volumes, Junji Ito consegue te envolver no mistério da cidade amaldiçoada por espirais, seus habitantes e suas bizarrices.
Vale ressaltar antes de falar mais do mangá em si, a edição brasileira.
O ponto negativo é que parecem ter enfiado cola suficiente pra não deixar nenhuma página se soltar, mas aconteceu alguma coisa de errado na hora de colar o volume propriamente dito na sua capa. Não sei exatamente o que ocorreu, mas os volumes 1 e 2 comigo tiveram este problema, se desgrudaram da capa. Menos mal que não são páginas e mais páginas se soltando como geralmente ocorre com os mangás mais antigos da JBC, foram as opiniões minha e do dono do mangá.
Tirando isto, parabéns a Conrad. Apesar de tudo que aconteceu com a editora e seus mangás cancelados, muitos e justos protestos de nossa parte, quando ela fez um bom trabalho, tenho que reconhecer. E Uzumaki é um dos casos. Apesar das páginas não serem da melhor qualidade, são boas, o mangá tem uma capa muito boa, dura, de qualidade bem relevante, e tal qual como no original, tem páginas coloridas de alta qualidade, que durarão mais do que o resto do mangá, como acontece com algumas páginas de Chobits.
Uzumaki conta a história de Kirie, uma menina que mora em Kouruzu, uma cidade amaldiçoada por espirais. Ela tem um namorado, Shuichi, que lembra um pouco o Kuwabara de YuYu Hakusho, no sentido de parecer ter um sentido aguçado para a paranormalidade, já que só ele percebe um monte de coisas estranhas bem antes de todo mundo. As primeiras coisas estranhas começam a acontecer logo que Shuichi se muda para Kouruzu(ele se muda PRA Kouruzu ou ele se muda DE Kouruzu ???), e aí as bizarrices vão se sucedendo uma após a outra. Um lago, um forno do "inferno", a ambição de certas pessoas, o medo de outras, a maldade de outras mais, a depressão, e até a bondade da maioria, toda esta mistura é combustível para o alimento da maldição. Assim sendo, as espirais não têm alvo fixo, elas não escolhem quem tem apenas sentimentos ruins ou fazem coisas ruins aos outros. Todos são alvos em potencial. Os únicos que parecem imunes às espirais é o casal protagonista. Se eles são pegos pela maldição? Aahhh, isto é spoiler, leiam e vejam por si mesmos.
O mistério por trás das espirais vai se aprofundando cada vez mais com os acontecimentos que ocorrem na cidade, e no volume final, temos uma grata surpresa, acredito que nenhum leitor jamais imaginou como a história se desfecha.
A história é bem envolvente e consegue terminar excelentemente bem em 3 volumes. Junji Ito consegue passar aquele suspense e tensão que a história prometia desde o começo. Muitas coisas bizarras acontecem aqui também, assim como em 'Panorama', mas aqui a proposta do autor é atingida de forma plena, creio.
O único motivo de descontentamento é que o final, mesmo não sendo nada clichê, não é tão bom como ao que parece as pessoas esperavam. Conversei com algumas pessoas que leram o mangá, e nenhuma delas gostou do final, e eu também me incluo aí. Achei que o mangá terminou muito bem, como já disse, só que eu não gostei. Acho que eles(os mangakas) não conseguem realmente fazer finais de história que agradem à maioria.
Mas o que vale é a leitura como um todo, então meu selo pra esta obra é: RECOMENDADÍSSIMO
Sennaffogo