Vamos lá, falar do mangá infernal.......
Peguei este mangá pra ler, com a curiosidade maior a respeito do título e do autor. O que seria o real 'Panorama do Inferno'? Eu não quero de verdade saber, mas fiquei curioso pra saber como Hideshi Hino, famoso e top mangaka do terror japonês, desenhou o seu 'Panorama do Inferno'.
Não é de se destacar como algo que eu gostei muito, achei a história muito interessante, principalmente por Hideshi repetir às vezes até demasiadamente, o que deixa o mangá bem engraçado, que num panorama do inferno tudo realmente é infernal. A pensão é do inferno, a carvoaria é do inferno, o rio também é do inferno. O mangá, narrado pelo pintor do inferno(
) que conta sua própria história aliada ao do panorama infernal, consegue ter mais comédia do que propriamente terror(pelo menos eu assim o vi). Hideshi mistura todos os ingredientes necessários: um traço fora do padrão que o caracteriza de forma marcante, e que é causador da graça do mangá também; e uma história contada sem sobressaltos, coerente, com fatos vividos e vivenciados pela raça humana na vida real, e que mesmo sendo permeada de sangue, não é apenas um enredo de violência.
Se você não leu ainda um mangá de Hideshi Hino, prepara-se pra ver coisas bem esquisitas. Não há um desenvolvimento de personagens, já que apenas um protagonista e mesmo assim, o que vemos ao longo do volume único da história são partes da vida dele que foram ressaltadas aos leitores por ele mesmo. Hideshi fez muito bem o trabalho de deixar os personagens de modo geral, bem diferentes quanto às suas personalidades. A 'loucura' deles vagueia entre a comédia e o grotesco.
E pra fazer tudo isto, no fim do mangá há um posfácio onde Hino explica como foi trabalhoso terminar esta obra, demorou anos e mesmo assim foi só um volume. Ele cita sobre não gostar de trabalhar sentado por muito tempo e apesar disto ser um mangaka. Outro ponto bem impactante foi quando ele citou sobre o fato de que talvez as pessoas pensarem que foi fácil bolar a história, seus personagens, etc., enquanto ele afirma que pra escrever um mangá "infernal" como este ele teve que sair de si, se concentrar e entrar no personagem Hideshi Hino, só assim isto era possível. Porque uma pessoa, em tese normal, não fica imaginando como é o 'Panorama do Inferno'......
É um bom mangá, gostei e recomendo, nada além. Como sendo uma história que me passou mais risadas do que tensão, recomendo. Apesar de achar que a proposta do autor não conseguiu ser passada aos leitores de maneira COMPLETA.
É que no fim das contas, a história é tão bizarra que eu achei engraçada, e não dá pra dizer que eu sou maluco depois de ter lido e visto ao vivo pessoas me dizerem que riram com o final de School Days.......
Mas enfim, dá pra se distrair muito bem lendo 'Panorama do Inferno'.
Meu selo para o mangá é:
BOMSennaffogo