O que dizer dos filmes adaptados do mangá de sucesso Battle Royale? De primeira impressão, podemos dizer que são ótimos filmes. Daí em diante partimos pra uma discussão mais aprofundada a respeito.
Bem, tirando a parte de não ter lido o mangá pra saber se realmente é bem adaptado, se o roteiro e personagens dos 2 filmes também fazem parte da história original, vamos falar mais dos filmes em si. Eu dei uma bisoiada no mangá inteiro pois queria conferir algumas coisas, mas realmente não o li, fazendo isto apenas com o primeiro capítulo disponibilizado pela Conrad, na época em que lançou o mangá, como preview da história. Uma pena o link estar quebrado.
No primeiro filme, vemos o sorteio(ou escolha) de uma turma escolar do ensino médio dentre as milhares que têm no Japão. Esta turma irá participar de um programa chamado Battle Royale. Um jogo de vida e morte(e muito mais mortes do que vida) numa ilha da qual não podem escapar. O jogo consiste em algumas reagras, dentre as quais:
- Mate todos e sobreviva. Simples assim. Só pode haver 1 sobrevivente ao final do tempo de jogo. Se houver mais de um, todos os restantes morrem.
- Não há como escapar da ilha, pois cada aluno está com um colar que, caso tentem fugir, este explode.
- O jogo dura 3 dias.
- Cada estudante receberá uma bolsa com um kit sobrevivência e uma arma aleatória, que pode ser desde uma panela até um machado, passando por metralhadoras, pistolas, facas, foices e até um aparelho de dar choque.
Basicamente estas são as regras e vale tudo. O que vemos inclusive se estendendo pra vida real, é a pergunta que deve se alojar na cabeça de muitos personagens, principalmente os que são amigos(há pouco tempo ou há muito tempo, neste caso isto não se faz diferente): Can you kill your best friend(s)?? É um questionamento que nem sequer passa pela nossa cabeça, jamais faríamos isto. Mas e se nos colocarmos na pele dos personagens e imaginarmos que na vida real existisse uma bizarrice como um jogo deste?? Será que vale a pena pensar em algo assim? Será que vale a pena discutir com outra pessoa sobre isto? Eu discuti rapidamente com uma menina a respeito e ela disse que faria mais ou menos o mesmo que o Shuya.......
Em relação ao 2° filme, não dá pra se comentar muito porque se não, inevitavelmente, eu acabaria dando vários spoilers. Uma nova turma é escolhida e um novo jogo começa, mas é um pouco diferente do primeiro, apesar da matança ainda ser o "prato principal" da história. A nova turma agora tem um duplo objetivo. O governo mais que nunca, pra alcançar seus objetivos, USA a nova turma escolhida, até como escudo.
O que sugiro é que vejam o primeiro filme, e se gostarem, assistam o 2°. Apesar de o 1° filme ter mais tensão e suspense, o 2° também é bom e vale a pena, principalmente pela coerência com que a história segue e continua em relação ao 1°.
Sennaffogo