|
| Evangelion | |
| | Autor | Mensagem |
---|
sennaffogo Administrador
Número de Mensagens : 407 Data de inscrição : 03/05/2009
| Assunto: Evangelion Sex Nov 26, 2010 1:32 pm | |
| Então finalmente depois de sei lá quantos anos da criação e de todo mundo da minha geração já ter assistido este anime, eu comecei a vê-lo. Fim de 2010, e não era a melhor data para tal, mas com 2 outros animes grandes por assistir, e com o anime completo no pc por algum motivo que não me lembro, resolvi rever os 2 primeiros episódios. Daí pra resolver assistir logo o anime, não foi uma escolha tão dificultosa.
Após assistir 6 episódios, não me aguentei e resolvi postar alguma coisa. Eu não queria seguir adiante sem escrever nada em relação ao que aconteceu até agora, eu não ia conseguir. Então vamos primeiro com os pontos positivos: - a complexidade de entendimento dos sentimentos de cada personagem é um ótimo atrativo, você não sabe direito o que pensar de Shinji e Ayanami, tanto quanto de Misato e mais ainda do comandante Ikari.Pode-se pressupor uma coisa e ser outra completamente diferente tendo como base suas ações relativas ao que vai acontecendo. - a ação é realmente boa, muito bem trabalhada, nada muito espalhafatoso e fantasioso. Por vezes até chata, porque os EVAs sofrem certos danos que requer o recolhimento deles à base e então nada acontece, mas faz parte do contexto do enredo. - ótima animação, de acordo com o seu tempo. - falar da trilha sonora é meio que chover no molhado também, porque todo mundo conhece ambas as músicas de abertura e encerramento. Inclusive muitos 'otakus' da nova geração que não viram o anime. A excelente abertura, clássica, Zankoku na Tenshi no Teeze, é daquelas aberturas de anime que se diz obrigatórias no mp3/mp4/iPod de quem gosta de anime, é difícil conhecer alguém que não goste dela. Já o encerramento, Fly Me to the Moon, usado também num filme que assisti há tempos que tinha no enredo relação com culinária(lol), tem uma letra e melodia bem bonitas, mas não creio que agrade a todo mundo. Já desgostei desta música, mas hoje eu fico em cima do muro. - o enredo no que se refere ao desenvolvimento dos personagens(principalmente Shinji, Misato e Ayanami) parece estar caminhando muuuito bem. Os questionamentos que Shinji faz são bem oportunos e coerentes. Ayanami age com frieza na maior parte do tempo, e tem um sorriso pálido, mas saberemos com o passar do tempo creio, porque ela age diferente com certa pessoa. Misato se vê num dilema entre proteção e comando. E Ikari tem um objetivo muito maior do que ser pai, mas ao contrário do que acontece conosco, isto pra ele não é um dilema, sua atenção não se divide como normalmente aconteceria com nossos pais.
Ao ponto negativo agora: - o enredo de modo geral. Tirando o desenvolvimento dos personagens, as coisas são muuuito jogadas, e teoricamente enfiadas guela abaixo de quem assiste. A única coisa que dá pra se entender de certa forma, por enquanto, é porque Shinji foi escolhido pra pilotar o EVA-01. O porquê de ser exatamente ele e não outra pessoa, ainda não foi explicado dentre várias outras questões. De onde vêm os Angels? Porque eles estão atacando? Qual o objetivo deles? Como uma criança que nunca chegou perto de um EVA, tinha que pilotá-lo sem treinamento?? Porque apenas pessoas como Ayanami e Shinji podem pilotar o EVA? Tá. Algumas pessoas próximas, têm falado comigo a respeito e dito que "trocentas mil coisas" serão explicadas no final do anime. Isto me deixa com a impressão de que a história foi sendo feita e que o final do anime é uma grande colcha de retalhos, mas vamos ver. Por enquanto, o ponto negativo-mor na minha opinião.
Tirando isto, as legendas dão uma complicada na série. O fansubber que a fez, há pelo menos 5 anos, deve ter sentido falta de um QC, porque realmente tem várias coisas erradas, mas enfim, neste caso estou suportando bem(também pelo fato de não me haver muita escolha.......).
Sennaffogo | |
| | | sennaffogo Administrador
| Assunto: Re: Evangelion Ter Nov 30, 2010 10:56 am | |
| ESTE POST CONTÉM PEQUENOS SPOILERS
Quem deletou/alterou o código do robô no episódio 7? Me pareceu ter sido a Dra., ainda mais por certas coisas que ocorrem após o "incidente" e também após este episódio, mas, se foi ela(quase com certeza a mando de alguém), por que ela fez isto??
O episódio 8 dá o prazer(ou desprazer) de conhecermos Asuka Langley, a segunda criança. Com personalidade forte, mas bem irirtante ao mesmo tempo, com certeza influenciou muitas outras personagens femininas que vieram ao longo dos anos após EVA ter passado. Você olha pra certas personagens de animes de hoje em dia e vê muito da Asuka nelas, talvez umas das mais claras dere's dos anos 90 de se enxergar. Asuka é uma japa que foi criada na Alemanha, por ter vivido cercada de mimos, ela se acha tão superior quanto pode, e por ser bonita e "estrangeira", acaba rapidamente se tornando talvez a garota mais popular da escola e de sua sala claro, onde também estão Shinji e Ayanami. Asuka é uma garota bem falante, muito diferente de Ayanami, que certamente será uma rival pra ela(no seu próprio pensamento, já que Ayanami não dá a mínima pra isto. Aliado a este ponto, vemos outros traços de sua personalidade dere(creio que uma tsun), que é ser escandalosa e teimosa por exemplo. Tudo que os outros não conseguem, é porque ela não tentou, e se ela não consegue é porque a culpa não é de qualquer outra coisa , menos dela.... fora o fato dela que além de ser grosseira/mal educada, ainda ganha uma "fã" que põe a culpa do seu ar superior no Shinji....... Pelo menos a superiodade que ela acha ter, é coerente em todas as suas ações. É um ponto positivo.
O que exatamente Kaji faz?? Porque recebe ordens de certa pessoa pra fugir?? O que é Adão? Que história de complementação humana é esta?? Como é feito um EVA? Do que é feito um EVA? O que é um EVA especificamente??
Porque Ikari age de uma forma com Shinji totalmente diferente da forma que age com Ayanami?? (pensei bastante a respeito depois de ter visto o ep.10 e só uma resposta me parece ser a tese desta pergunta, mas deixemos isto de lado por enquanto) Porque Ikari tomou uma decisão como aquela no ep.10??
Porque havia um Angel daquele "tipo" naquele lugar(epis.10)? Os Angel's são ou não criações extra-terrestres??
Depois de tudo isto, me surge uma última pergunta: afinal, o que realmente a NERV parece fazer por 'trás dos panos'??
Estou já na metade da história e praticamente nada foi explicado, mas, sigamos em frente. De pontos positivos a se ressaltar: os momentos cômicos da série, que são bem encaixados; e os vídeos de abertura e encerramento que eu tinha me esquecido de falar na 1ª crítica, que são ótimos e coerentes com suas respectivas músicas. A abertura então tem uma perfeita sincronia com o ritmo da música, que começa lentamente e vai acelerando as imagens até parar de vez numa última imagem tal qual como a música encerra numa "explosão". Aliás, já que acabei tocando nas músicas por causa dos seus respectivos vídeos, acho necessário dizer mais uma ou duas coisas em relação as músicas. O 1° ponto é que a abertura de EVA, talvez seja apenas mais uma música pra muitas pessoas, pra outras talvez seja "apenas" uma música clássica de anime, mas pra mim ela é um clássico da música japonesa, no mínimo. É uma música forte, muito bem ritmada, otimamente cantada na voz de Yoko Takahashi, enfim, uma música de impacto. É o tipo de música que leva muitos créditos na composição do anime, afinal, dizem que alguns animes ganham os espectadores pela abertura, e se isto realmente acontece, creio que o vídeo de abertura aliado a esta música é o caso perfeito.
Um ponto interessante pra finalizar, é o fato de a música de abertura ser isto tudo que falei e o encerramento uma boa música lentinha, tipo música pra relaxar, pra acalmar. A dupla de músicas de EVA me lembrou muito Samurai 7, o que me faz imaginar que certos animes usam estes estilos musicais como uma boa fórmula pra que sua dupla de músicas não só seja apenas um chamariz para se ver o anime, como pra se comprar o single do anime. A parte intrigante disto tudo é que geralmente as aberturas são boas músicas aceleradas, músicas de mais "pegada" de bateria, enquanto os encerramentos são boas músicas lentas, com bonitas melodias, com letras igualmente bonitas e teoricamente mais trabalhadas.
Sennaffogo | |
| Assunto: Re: Evangelion Sex Fev 04, 2011 2:39 pm | |
| ESTE POST CONTÉM PEQUENOS SPOILERSMais 7 episódios, mais perguntas e pouquíssimas respostas, pra não dizer nenhuma..... Será que realmente estou vendo EVA da maneira errada?? Bem, no fim das contas, acho que esta é a minha maneira de ver qualquer anime. Ou então: estou talvez pegando no pé de EVA por ser uma série tão falada, ou eu não gosto muito de ver séries como esta. Mas aí me deparo com outro anime, que tirando a época(pois 1995 não é 2005) e o quanto EVA é cult e clássico, também é muito falada, Code Geass. E pelo que já vi de Code Geass, a primeira temporada completa, é um anime que tem uma ótima história apesar das restrições que já tenho a ela, mas que mesmo assim, não tem tantas inexplicações ou tantas complexidades como EVA, citadas por parte de seus próprios fãs. A única grande complexidade que vejo em EVA é realmente o fato da série passar ao longo de seus 20 e tantos episódios sem se explicar...... Não é preciso jogar tudo na cara do telespectador, mas EVA me surpreende neste quesito. Já citando Code Geass aqui como comparatório, mesmo sem querer, é um anime que logo no primeiro minuto explica através de uma simples cena, coisas que acontecerão lá na frente, e nem precisamos demorar muito pra ver quando, onde e como isto começa a acontecer. Voltando exclusivamente a EVA, até o que acontece no episódio 15, aos 14:46, que a princípio é uma das pouquíssimas coisas que parece não se explicitar mas que realmente daria pra saber o que aconteceu, deixa dúvidas com o diálogo que termina menos de 3 minutos depois...... Ah é, lembrei que tem uma resposta nestes 7 episódios: o que é Adão. Pelo menos isto. Foi muito breve, mas pelo menos foi mostrado. De qualquer modo não dá pra se tirar nada do que é mostrado, exceto o pensamento de que de algum modo aquilo é usado pra experiência, o que seria a coisa mais óbvia, mas como nada é dito ou mostrado além, nem disto pode-se ter certeza por enquanto. Porque afinal os EVAs ficam por vezes descontrolados mesmo não estando em modo de batalha?? O que é aquela conferência de mesas coloridas que o Ikari participa??? O.o Os caras falam em altas coisas secretas numa sala fechada e toda escura, e mesmo assim o diálogo dos caras parece mais falado em código do que em japonês, aquilo é muito estranho..... Os segredos dos EVAs????? Ah, isto só lá para o episódio final ou para o filme mesmo....... esta é uma das poucas perguntas cuja qual eu não me preocupei em saber até o momento. A escolha da Quarta Criança como sendo um certo fulano de tal foi um simples capricho pra que a história rolasse mais um pouco. Tá certo. Mostrou o quão monstro ou um frio e preciso comandante Ikari pode ser, e o quão humano ou egoísta e imaturo Shinji pode ser, mas isto era completamente descartável, pois tais características já haviam sido mostradas anteriormente. O que ficou disto foi um clichê daqueles bem óbvios, não só pela história em si. E aí mais uma das perguntas que só o Sadamoto sabe se eu saberei a resposta: o que começou com o uivo do EVA??? Mochiron, eu sei que é injusto fazer esta pergunta sem ter assistido pelo menos o episódio 20, mas só pra relatar que pelo menos deste acontecimento dá pra se tirar uma conclusão, a de quantos personagens sabem o que isto significa(como é EVA, melhor não dar isto como 100%.......). Avante, aos 7 episódios restantes. Sennaffogo | |
| | | reptlife
Número de Mensagens : 14 Idade : 34 Localização : Sulacap/Rj Data de inscrição : 06/03/2011
| Assunto: Re: Evangelion Dom Mar 06, 2011 12:03 pm | |
| assisti e nao entendi!! anime mto loco que parece que vai ficar bom em alguma hora.. mas acontece que ele acaba e continua ruin. apesar de ser "mto elogiado" eu nao gostei e nao recomendo | |
| | | Luiza_chan Administrador
Número de Mensagens : 219 Idade : 40 Data de inscrição : 19/12/2007
| Assunto: Re: Evangelion Sáb Mar 12, 2011 9:39 am | |
| | |
| Assunto: Re: Evangelion Seg Mar 14, 2011 3:40 pm | |
| Huahuahuahuahuahuhauhuhuahuahuahua, eu tô igualzinho ao não-otaku da tirinha........ Não, brincadeira. Estou quase terminando. Mas realmente a história é meio confusa e/ou complexa.....xDDD Sennaffogo | |
| Assunto: Re: Evangelion Qua Jun 01, 2011 5:54 pm | |
| Depois do uivo do EVA, o anime parece entrar numa de explicar tudo que não tinha sido explicado até então em 5 ou 6 episódios, e digo logo de antemão: ao meu ver não consegue. Várias explicações são realmente soltas ao longo destes episódios, e outras ficam implícitas, mas as perguntas que talvez os espectadores mais esperam por resposta, eu não vi aparecerem. O anime até sua terça parte vem mantendo um equilíbrio entre: as lutas(dos EVAs contra os Angels), as questões psicológicas dos personagens entre si, e as questões filosóficas que poderíamos ficar horas discutindo e muito provavelmente não chegaríamos a lugar nenhum. Até que repentinamente, tal equilíbrio como a se esvair e, ao que parece, uma bagunça de pensamentos, os (possíveis) prazos, e a falta de $$, são postas na tela em forma de animação e situações que você pode realmente dormir em frente ao televisor ou computador. As cenas congeladas dos epis. 22 e 24 são tôscas e sem a mínima necessidade, e parecem mostrar muito bem tais coisas. A discussão, primariamente, não está nem nas cenas em si, e sim no tempo que deixaram o botão 'freezing' apertado. Eu prestei bastante atenção. No ep.22 a cena congela por 50 segundos, só tendo alguma movimentação por parte de um único piscar de olhos antes do diálogo começar. Já no ep.24, o "Freeza"( ) consegue ser pior....1 minuto e 03 segundos.¬¬ O anime toma um caminho que talvez só o filme 'The End of EVA' consiga retroceder por ele e finalizar a série de forma decente. Já adiantando que o final do anime é um adjetivo que vem se repetindo em centenas de animes que se passaram depois de EVA: RUIM. Talvez uma frase crítica que melhor se encaixe neste contexto todo, seja a de um colega internauta que disse mais ou menos algo como: EVA tentou ser um anime com discussões filosóficas, entremeado de lutas de mechas, e com questões psicológicas bem 'conflitivas'... não conseguiu ser nenhum dos 3. Quase por fim, o fato de eu estar assistindo e terminando EVA só agora(2011-2012), 16 anos ou mais após a criação do anime, e neste meio tempo ter assistido alguns outros animes e ser influenciado e moldado por N coisas em minha curta vida real, pode ter de fato influenciado minha opinião em XX% com relação ao mesmo. Creio que o anime está longe de ser o melhor que eu já vi(já citei algumas vezes pra outras pessoas que não ponho EVA nem no meu Top20), por simplesmente querer tratar de muita coisa ao mesmo tempo; é muita mistura pra um anime só e com a quantidade de episódios que teve; e em certas partes o anime parece que se perde e chega a ficar bem chato; mas ainda assim é reconhecidamente um anime inovador em certos aspectos, não só com relação ao tratamento de certas questões, como em relação a animação japonesa em si. Por exemplo, afinal de contas, o que é a SEELE???? E a discussão deles na metade do epis.23, que coisa bizarra.... Aquilo é uma surpresa?? Nem na época em que o anime passou acredito que tenha sido surpresa pra todos que assistiram. E alguns dos questionamentos relativos à realidade no epis.26?? Intrigante em certo(s) aspecto(s). E quanto às explicações que surgem no próprio epis.23 a respeito de algo relativo ao projeto EVA?? Muito interessante a conclusão de Misato a respeito, um belo conceito, e pra mim, o mais perfeito. Como já previa antes mesmo de terminar, não é um anime que entrará no meu Top20. E por eu ter minha opinião, fico assustado como algumas pessoas conseguem colocar EVA no Topo, ainda mais em se tratando de um anime que precisou de filme pra complementar a história. Isto é interessante se pensar na questão da discussão em si sobre o porquê EVA ser assim pra alguns e pra outros ser um anime até ruim. Mas o mais intrigante pra mim é que ninguém que tem EVA no Topo consegue falar da história com coerência de modo que a gente talvez pudesse concordar. Porque simplesmente a história não tem coerência depois de certo ponto, e muita coisa é jogada na tela, e muito do que se passa fica para nós espectadores descobrirmos ou imaginarmos, mesmo após o final do anime, e do filme também. Eu acho que a questão do filme foi uma bela d'uma falta de planejamento, principalmente se pensarmos na época em que foi feito. Apesar de eu elencar FMA 2004 como Top1 e o mesmo ter um filme que, AÍ SIM, muita gente e até os produtores dizem finalizar a série, a série finaliza-se sozinha, fato. FMA realmente tem um final(que deixa uma ponta solta pra possíveis coisas futuras, como deveras aconteceu). Na verdade, inventaram uma situação a mais pra ganhar $$ com o sucesso estrondoso da série. O filme é mais como um final alternativo do que propriamente o final em si da série, diferentemente de EVA. Impressionante como a tal complexidade que EVA exibe, seja por seus fãs o colocarem em tal posição, seja pelo anime ser realmente complexo, ser mais discutida negativamente do que de forma a elevar o anime. Mas, contudo, vi algo de muito positivo no anime. Em meio as explosões que ocorrem, vi que pelo menos o Sadamoto, em meio ao seu roteiro um tanto quanto controverso, mostrou em EVA um anime que pode te fazer pensar bastante, gera bastante discussão não só em relação ao anime como em relação aos personagens e também 'off-anime'. É um anime que tem muito da gentileza, do egoísmo, da inteligência, da imbecilidade, do amor, da monstruosidade e da natureza como um todo dos seres humanos. Ninguém é feito só de qualidades, mas vendo EVA mesmo só agora, vemos que ainda perdurará por muito tempo os seres humanos que têm defeitos como os de Ikari pai, como os de Ikari filho ou como os de Asuka por exemplo. Citar Ikari pai, e até em parte a Ritsuko, que compartilhava segredos com ele, chega a ser até nojento. É o típico ser humano que muita gente adoraria colocar numa prisão perpétua...... os membros de SEELE? Bem, estes deveriam ir pra câmara de gás, injeção letal ou cadeira elétrica..... É tudo muuuuito bizarro, sempre os seres humanos inventando alguma coisa que supere o poder de "Deus"(pois nem todos acreditam que há um)..... Nisto tudo, EVA é como poucos animes, talvez único até. Enfim, mais um anime famigerado(de certa forma) por muitos, e vangloriado(às vezes ao topo de suas listas) em igual nível por tantos outros, pra mim EVA não passa de um anime que mal passaria do bom, mas nem isto consegue, e com aquele final ridículo ficou no assistível. Analisando o anime como um todo, cheguei a uma conclusão e poderia colocá-lo até como recomendado, sugerindo que outros fãs de anime de repente vissem EVA mais como uma curiosidade e pelas coisas boas que realmente tem, mas nem isto consigo fazer. No fim das contas, EVA parece mais um anime com um monte de coisa meio sem noção se misturando de modo desorganizado, meio a la Gundam(com algumas lutas e recheado de explosões, e quase só). Ou então o Sadamoto é um gênio e eu e um monte de gente não consegui enxergar isso..... EVA é realmente no máximo e apenas um anime BOM. E tenho dito! xD Sennaffogo | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Evangelion | |
| |
| | | | Evangelion | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |