Revendo os 3 primeiros episódios, os arrepios/calafrios sentidos anteriormente no ano passado quando eu ainda analisava o anime, foram iguaizinhos, o que me deixou perplexo e me fez pensar: "como que uma "simples" animação pode fazer isto com as pessoas?" e "legal, se eu senti isto de novo é porque o anime é do cara*** mesmo". No fim, isto se torna um fato verídico.
Não dá pra falar que o anime é no mínimo ótimo. Menos que isto é compará-lo à maioria dos animes que saem hoje em dia, sendo que poucos deles são tão bons quanto este aqui.
Morte a que chamar TM 8.0 de bosta!!!
HA! Pegadinha do malandro! Yeah, yeah!
cada um tem a sua opinião né?
A dublagem é realmente ótima, o que por lá geralmente é normal. No 4° episódio você pode ser capaz de chorar assim como eu. A dublagem do choro de Yuuki é tão bem feita, fantástica e realista, que perante toda a cena e finalizando com o ápice do choro eu me emocionei e soltei umas lágrimas..... em plena biblioteca!
O 4° episódio também mostra um cena da cena da Torre da Tóquio...simplesmente chocante! Eu fiquei boquiaberto.
Mirai vai aos poucos entendendo a vida como ela é, uma evolução da personagem na medida certa. As lições de vida são apresentadas de maneira coerente e sem a forçação de algumas situações. Tudo ocorre de uma maneira muito natural. A maneira da naturalidade com que as situações ocorrem me lembra até K-ON!
O título do episódio 10 me soou muito estranho. Conforme eu fui vendo o episódio, fui pensando: "Mas que diabos está acontecendo? Então é aqui que as coisas começam a sair da realidade coerente da série até agora?" Este episódio marca realmente a virada do meio para o final do anime e aí você começa a perceber que algumas coisas não são mais como antes.
Outra, não será tão perceptível a muitas pessoas o fato de algumas situações que ocorrem a partir do epis.7 só fazerem sentido depois de ver o episódio final. Uma brecha é deixada antes do fim, mas..... muita gente realmente não perceberá nada, assim como eu. Assim como num filme que geralmente explica as coisas no fim da história, em Tokyo Magnitude acontece o mesmo.
O nível da animação é surpreendemente excelente. Pra um anime com esta temática, eu esperava um pouco menos por causa das dificuldades naturais que tal tema traz à animação, mas a cada episódio eu me surpreendia mais com certos detalhes.
Mais uma vez, destacando a trilha sonora, como um ser mutável que sou, comecei a ver a música de encerramento de outra maneira. Parei pra escutar com mais atenção e é uma música até gostosa de se ouvir(coisa que eu não tinha achado vendo os 3 primeiros episódios em 2009), acabei gostando mais dela do que da abertura. Apesar de legal, a abertura não conseguiu me convencer o tanto quanto precisava pra ser uma música que eu fale que goste mesmo, achei mais ou menos. Mas enfim, ambas além de serem boas músicas se encaixaram muito bem com o anime e seus respectivos vídeos.
Destaque especial também para as BGM's, que apesar de pelo que vi não variar tanto, são melodias que compõem bem o enredo do anime e em certas cenas, me deixaram até com a impressão de eu estar assistindo um filme live de suspense/drama e não um anime, tamanha a realidade cuja cena junto com a melodia me passavam, principalmente o drama vivido pelos personagens no fim do 3° episódio.
Fora também os sons da história em si: passos, gotas de água, portas, persianas, os próprios "danos", réplicas e danos que ocorrem, tudo realmente no limite da perfeição.
Realmente fantátisca a animação de TM 8.0. A equipe envolvida e o estúdio estão de parabéns. Foi tudo tão perfeito que se melhorasse, estragaria, como diz o ditado.
Uma coisa que eu particularmente só percebi mais claramente com Tokyo Magnitude foi a falta de contato entre os japoneses. Mesmo com as mais variadas situações que se passam no anime, as pessoas, por mais desconhecidas que sejam de início, são muito distantes. Coisa culturalmente já conhecida, é um aspecto que é preciso mudar entre eles na minha opinião. As pessoas choram e ninguém se abraça.
- Spoiler:
O moleque desmaia e Mari nem no colo o pega ou se oferece pra carregá-lo. Conforme os episódios vão passando e os laços entre Mari e os irmãos vão aumentando, Mari poderia muito bem dar um abraço afetuoso neles quando eles fizessem merda, etc....
Acho que falta mais afetividade, ou poderia dizer humanidade, entre os personagens. Ocorrer isto nos animes em geral não é novidade, mas em TM 8.0, acho que isto poderia mudar um pouco. Coisa que só muda no final quando o reencontro e as lembranças ocorrem, e a tristeza faz com que os ombros sejam os apoios.
Eu tinha me emocionado com episódios anteriores do anime, mas não tinham caído muitas lágrimas. Já o último episódio é Ichi Rittoru no Namida. Aliás, fazendo a menção, dizem que neste dorama você realmente chora 1 litro de lágrimas..... por EPISÓDIO! O.O Um dia eu experimento a tese.
Bem, exageros a parte, eu realmente chorei muito, não a ponto de soluçar e nem aos berros, mas as emoções ficaram tão à flor da pele que as lágrimas me deixaram o nariz escorrendo também....... chorei que nem um bebê e terminei de digitar isto aqui com alguma dificuldade. Mas é a vida, e como diria certo alguém em TM mesmo: é preciso seguir em frente.
Interessante que no dia da final da Copa eu falava com o Ronim como que alguns animes emocionavam algumas pessoas e faziam-nas chorar e ele concordava. E coisa de mais ou menos uma semana depois eu trago o testemunhal de apenas mais uma prova de tal fato.
Por todos estes fatores, creio que TM 8.0 com certeza merece lugar muito melhor que apenas o 15° melhor anime do último ano. Top10 sem pestanejar e no mínimo eu digo. Pelo que se passou durante todos os 11 episódios, acho que o final foi coerente, mas eu imaginava um final sem tanto drama, perfeito mesmo. Diante do que aconteceu na parte final do anime, o fim da história é perfeito, ou chega muito perto disto. Entre as centenas de animes que sugiram ano após ano antes de TM 8.0, posso talvez falar uma besteira por não ter visto uma centena ainda sequer, mas creio que dificilmente você vê um anime como Tokyo Magnitude.
É, então é isso. Terminei de assistir com certeza um dos melhores animes de 2009, e olha que ainda faltam o tão bem falado 'Kimi ni Todoke' e o premiado e otimamente bem falado 'Higashi no Eden'. Por enquanto, é certo, Tokyo Magnitude com certeza entra no meu Top10. Daqui a pouco, já não conseguirei mais fazer um Top10 rankeando os 10, vou colocar apenas os 10 melhores sem rank pra não ser injusto com nenhuma obra. Quando se vê animes do nível de TM 8.0, vai ficando difícil rankeá-los.
RECOMENDADO A QUALQUER FÃ DE ANIMESennaffogo