É, a Copa do Mundo começou!
Sem enrolação, o que vimos nos primeiros 10, de 30 dias de Copa?
Coréia do Sul -> apesar de ter mostrado mais qualidade que a Grécia no 1° jogo, mostrou também que ainda é muito ingênua perante as grandes forças do futebol mundial. Sabe que tem limitações, mas não consegue jogar tão bem em cima deste fator, pois um time que é limitado tecnicamente, tem que ser preciso nas poucas oportunidades que aparecem. Poderia ter ganho de 5x0 da Grécia e ainda conseguido uma zebra histórica(ou apenas uma zebra "comum") contra a Argentina, se não fossem os contra-ataques desperdiçados e a desatenção de seus jogadores. Ainda carrega a mania de certos países como Camarões, de jogar o fardo no jogador mais famoso, apesar de isto ser uma coisa que acontece com todas as seleções, com jornalistas, torcedores e críticos falando bobagens. JiSung Park joga mais no Manchester por não ser O cara lá, por jogar com outros e grandes jogadores, por não ter grande responsabilidade e principalmente por jogar em uma função completamente diferente. O time sul-coreano poderia também se chamar o 'exército de um homem só', apesar do outro grande nome da seleção jogar no Monaco. Vai precisar de mais atenção, postura e sorte pra ganhar da Nigéria e chegar às oitavas.
Uruguai -> segurou o empate com um homem a menos contra, em tese, o adversário mais difícil da chave. Assim como a França poderia lhe ter ganho o 1° jogo, a Celeste poderia também ter saído com 3 pontos do confronto. Mostrou que na prática, isto era real e faturou 3x0 contra a anfitriã comandados por Soarez e Forlán. Deve ter um confronto de latinos muito forte e equilibrado contra o México, pois ambos não querem pegar a Argentina nas oitavas. Só não passa pra 2ª fase se perder pro México, e de França x África do Sul sair um vencedor com uma goleada de 5 gols de diferença pelo menos. O empate classifica tanto o Uruguai quanto o México, só que neste caso, o Uruguai já foge da Argentina nas oitavas e deixa a encrenca para os mexicanos.
África do Sul -> a euforia da estréia escondeu alguns problemas. Apesar de ser uma boa seleção, não tem jogadores que chamem a responsabilidade do jogo. O ótimo jogador e autor do gol sul-africanona Copa, Tshabalala, foi o melhor jogador do time nos 2 jogos e em breve deve estar na Europa e se bem lapidado, se equiparará ao nível de Adebayor, Drogba e Eto'o. Vamos ver se os Bafanas Bafanas aprontam algo pra cima do navio francês e além de afundar de vez a embarcação napoleônica, conseguem uma vitória, e dependendo do outro jogo possam até buscar a classificação.
Nigéria -> fez um jogaço de estréia contra a Argentina, no qual até poderia ter ganho e cuja única bola que o excelente goleiro Enyeama não pegou, foi um torpedo no ângulo cabeceado por Heinze que por pouco o zagueiro não salva...não merecia ter perdido o 1° jogo. Depois disto, mostrou porque os africanos ainda não chegaram numa semifinal de Copa. Com um jogo a seu favor e 1x0 no placar contra a limitada Grécia, um de seus jogadores tentou agredir(ou conseguiu, pois não consegui ver o lance de um bom ângulo, mas isto pouco importa) um grego e foi expulso aos 35 minutos do 1° tempo, deixando seus companheiros numa canoa furada. O 'Rei Otto' como é conhecido o técnico grego mexeu bem na equipe e a Nigéria acabou caindo de virada. No 2° gol grego, narradores e comentaristas falaram em falha do goleiro....."novidade" né? Um chute forte de fora da área com aquela bola........¬¬ fácil falar, difícil é jogar.
Alemanha -> achei que a Austrália fosse dar muito mais trabalho, mas a Alemanha fez por merecer ser colocada como uma das favoritas ao título, no 1° jogo. Tocando a bola como quem não quer nada com o jogo mesmo, como foi falado, chegou a 4x0 e ainda premiou o brasileiro Cacau com o fechamento da goleada. No 2° jogo, a expulsão de Klose(que foi exagerada mesmo àquela altura do jogo) realmente prejudicou a equipe, mas Podolski perdeu um pênalti e a Sérvia se aproveitou, fez 1x0 e conseguiu levar 3 pontos que embolaram o grupo. Acredito que deve chegar no mínimo nas quartas-de-final, mas pra isto terá que matar Gana na última rodada.
Grécia -> a estréia da Grécia foi tão ruim que eu pensei que o título da Euro 2004 tinha sido apenas um sonho grego. A Coréia do Sul não era(e não é) nenhum bicho papão e não vi o porquê de a equipe grega não sair um pouco pra buscar jogo... acabou perdendo. Já no 2° jogo, mesmo jogando melhor do que no 1°, vinha perdendo até ficar com 1 jogador a mais em campo. O técnico mexeu rapidamente no time, que também mudou de postura e saiu de sua característica primária. Não fosse o goleiro, a Nigéria teria caído de 4 para os gregos. A notícia ruim para os comandados do 'Rei Otto' é que a última rodada é contra a Argentina. Podemos ver um tríplice empate pela 2ª vaga do grupo e o saldo de gols pode decidir.
Argentina -> nada muito fora do padrão, digamos que fez o esperado. Tanto contra a Nigéria, quanto contra a Coréia do Sul, los hermanos tiveram uma ajudinha da arbitragem para resolver os jogos. Parece que Maradona e sua 'mão de Deus' deram "sorte" ao time argentino.
Austrália -> não viu a cor da jabulani perante a Alemanha. Melhorou contra Gana e pelo menos empatou este confronto. Nem parece a Austrália da Copa passada.
Inglaterra -> fez um jogo até bom e equilibrado com o seu 'irmão' de idioma EUA e só não ganhou por causa da falha do goleiro 'Verde'. Este sim, um legítimo frango. Contra a Argélia, não produziu nada e o empate foi justo. Entre as grandes seleções, só não foi pior do que a Espanha por enquanto, porque tem 2 pontos e a Fúria ainda tem zero. Acredito que vença a Eslovênia e chegue pelo menos às oitavas.
EUA -> deu sorte contra a Inglaterra e foi descaradamente roubado contra a Eslovênia, mas com os empates, mostrou que pode chegar até pelo menos às oitavas, e se deixarem, podem crer que Donnovan e Dempsey levarão sua equipe às quartas.
Sérvia -> ia pra um empate sem gols contra a boa seleção de Gana, quando Kuzmanovic fez um pênalti infantil. Precisava jogar muito pra passar pela Alemanha. A expulsão de Klose ajudou, mas outro pênalti ridículo foi cometido e poderia ter eliminado a equipe sérvia e quase tirado Petkovic da torcida por seus camaradas, mas Stojkovic salvou sua equipe de um empate com a Alemanha e garantiu 3 pontos que mantém a equipe na briga por uma vaga nas oitavas. Vencer a Austrália não parece ser uma missão de outro mundo, mas não depende apenas de si.
Gana -> tem uma boa seleção. Ganhou + 2 pontos num pênalti cometido pelo sérvio no primeiro confronto. Como não passou pela Austrália, apesar de não parecer tão difícil. Única seleção a vencer até agora na Copa, se classifica com um empate contra a Alemanha, mas duvido que terá uma tarefa fácil, ainda mais porque a seleção de Klose, Podolski e Cacau precisa desesperadamente do resultado positivo pra não deixar a zebra aparecer levando sua seleção de volta ao país germânico.
Argélia -> teve um confronto até equilibrado com a Eslovênia, e poderia ter ganho 1 pontinho, mas o goleiro e a jabulani não se entenderam. Imaginava-se que a Inglaterra depois do empate com os EUA, ganharia os outros 2 jogo, e uma classificação da Argélia seria meio impossível sendo assim. Mas sabendo jogar dentro das suas limitações, empatou sem gols com os comandados da Rainha e pode até classificar, mas precisará fazer sua parte contra os EUA, pois só depende de si mesma.
Eslovênia -> num lance de azar do goleiro argelino, ganhou 3 pontos. Num gol pessimamente anulado dos EUA, ganhou 1 ponto. A caminhada ruma às oitavas está clara como a luz do Sol, e precisa apenas empatar com a Inglaterra pra carimbar o passaporte. Uma missão não muito difícil se olharmos para os que os ingleses produziram até agora.
França -> as desavenças entre o técnico e Henry pareciam um prenúncio do que aconteceu entre ontem e hoje na seleção fora de campo. Dentro de campo, pra piorar as coisas, o time não mostrou o favoritismo que lhe foi dado como um Campeão Mundial. Perdeu pro México e deu sorte de não ter perdido pro Uruguai e já ter voltado pra casa. O que se vê é um caminho reto e livre de obstáculos direto ao mesmo destino de 2002..... TOMARA!
México -> uma partida mais ou menos contra a África do Sul e excelente partida contra a França. Podia ter feito 4x0 não fosse a pontaria de seus jogadores. Será um desperdício ver o México fora das oitavas. Acredito(e torço pra) que passe junto com o Uruguai.
Japão -> os diferenciais da seleção estão em Okubo, o brasileiro Túlio e o camisa 10 que tá no banco porque não gosta de marcar. Tirando isto, o Japão tem que dar sorte pra passar à próxima fase, pois a Dinamarca é muito mais time. Ganhou de Camarões com méritos, mas Túlio e a zaga japa terão muito trabalho com Rommedahl e Bendtner. Se a Dinamarca jogar que nem jogou contra Camarões, vai ser difícil o Japão passar pras oitavas, mas tudo pode acontecer.
Camarões -> o 'exército de um homem só' jogou pessimamente contra o Japão e acabou perdendo o primeiro confronto. Eto'o não jogou na posição onde ele poderia fazer a diferença e a zaga japa só deu um mole pra ele, mas seus colegas não aproveitaram a jogada que ele fez. Depois disto, jogadores se "rebeliaram" contra o técnico que colocou Eto'o na sua posição original para o segundo jogo. Contra a Dinamarca, faltou o espírito coletivo que Rommedahl teve com seus companheiros dinamarqueses. Seus jogadores se mostraram muito egoístas e mesmo Eto'o jogando melhor do que no 1° jogo não foram suficientes pra deixar Camarões ao fim do jogom eliminados. Ora Eto'o passava a bola e eles erravam o alvo ou a tabela, ora iam pra cima da zaga e perdiam a bola, ora tentavam passar a bola pro Eto'o e erravam o passe, ora eram fominhas demais tentando resolver sozinhos.
Se o 'exército de um homem só' tivesse pelo menos um novo Roger Milla que fizesse dupla com Eto'o, Camarões não seria de um homem só e poderia ter melhor sorte. Foi a 1ª seleção a ser eliminada da Copa 2010.
Brasil -> foi mal contra a Coréia do Norte, mas muito bem contra a Costa do Marfim. Mostra aos outros candidatos ao caneco, que sair pra cima do Brasil é complicado e sendo assim, não acredito que terá tanta moleza como falam alguns jornalistas por aí. Tomara que Elano não tenha sofrido nada grave. Diferentemente do que falam alguns membros da imprensa, acho o Elano um jogador fundamental pra seleção há muito tempo. Talvez nestes 2 jogos eles estejam vendo o que eu vi há muito tempo.....
Kaká não fez nada pra ser expulso, o árbitro era um frouxo mesmo. O lance do 2° e lindo gol de Luís Fabiano e a tal expulsão do Kaká me mostram pela 357ª vez, que o tipo de arbitragem do futebol americano cairia como uma luva no futebol, mas a dona Fifa..........¬¬
2ª seleção a se classificar para as oitavas-de-final e sem Kaká para o próximo jogo contra os portugueses, vamos ver como vai jogar, até porque também estará de olho no grupo H.
Suíça -> o FERROLHO SUÍÇO! Mais uma vez o ferrolho suíço, como é chamada a tática da seleção, funcionou, e desta vez a vítima foi nada mais nada menos que a, favoritíssima ao caneco, Espanha. Uma equipe que sabendo das suas limitações, usa uma tática de retranca e arriscada é verdade, mas no fundo no fundo, inteligente. Quem não arrisca não petisca já diz o ditado, e a tática do "Defendemos sempre e fazemos o gol se puder" deu certo contra a Espanha. A Espanha ainda deu sorte porque não tomou o segundo gol e ficou com o menor saldo isolado do grupo. Não é a melhor tática do mundo, mas está dando certo há mais de 8 horas em Copas do Mundo, e dá certo porque os jogadores são os mais disciplinados taticamente que eu já vi, exatamente como tal esquema de jogo necessita que eles sejam, e assim o Ferrollho Suíço vai testar sua tranca contra os chilenos... vamos ver no que vai dar. Já contra Honduras, eu acho que a situação deve mudar um pouco.
Chile -> vai ter que jogar muito ou dar sorte pra fazer pelo menos um gol contra a Suíça. Não fez muita força contra Honduras e perdeu muitos gols. Terá que calibrar o pé pra amanhã. Se empatar fica numa sinuca, se perder, vai jogar a vida contra a Espanha pra provavelmente pegar o Brasil nas oitavas.
Espanha -> é, apesar de uma bola na trave pra fazer um gol quanto pra tomar o segundo contra a Suíça, perdeu. Agora deve pegar o provável saco de pancadas do grupo. Depois do que aconteceu contra a Suíça, já não sei o que pode ser deste grupo H.
Honduras -> provável saco de pancadas do grupo, escapou de pelo menos 0x2 no revés contra o Chile, graças a uma fantástica defesa do goleiro hondurenho. Será que ele conseguirá não tomar gols ou tomar poucos gols da Fúria, que realmente virá furiosa pra bucar a vitória? Eu acho difícil, mas.....
Nova Zelândia -> um empate merecido contra a Eslováquia, pois mesmo muito limitado tecnicamente, não desistiu nunca e lutou até o fim. Reid, o homem do gol no primeiro jogo, contou com a ajuda da arbitragem pra comemorar o gol de seu time contra a Itália. Com 2 pontos, o sonho de chegar à última rodada com chances de se classificar torna-se realidade, mas acho difícil passar pelo decidido Paraguai no 3° jogo. Um empate com o Paraguai torna-se um resultado histórico se a Itália empatar em menos gols com a Eslováquia.
Itália -> não podia ter empatado com a Nova Zelândia, mas antes mais um ponto do que nada, o que seria muito pior. Empate normal com o Paraguai. Agora é vencer a Eslováquia, pois praticamente só depende de si, já que imagina-se o Paraguai ganhando do time neozelandês.
Holanda -> passou razoavelmente tranquila contra a Dinamarca, o que era esperado. Contra o Japão, foi um páreo mais duro do que aparentava e o 1x0 poderia se tornar até derrota se não fosse a pontaria dos japoneses e à horrível jabulani. 1ª seleção classificada às oitavas.
Costa do Marfim -> jogou bem contra Portugal, mas não saiu do 0 no placar. Contra o Brasil, jogou razoavelmente bem e de modo leal até o Brasil fazer 3x0. A partir daí, foi só pancada pra um lado e pra outro. Drogba, O cara na seleção marfinense, fez o primeiro gol deles nesta Copa. Vão ter jogar a vida contra a Coréia pra tentar desfazer o saldo negativo e depois ver se classifcam.
Dinamarca -> Perdeu pra Holanda, melhor time do grupo. Contra Camarões, passou um sufoco, mas venceu, e chega à última rodada contra o Japão cheia de esperanças, pois o Japão não é um bicho de três cabeças e os dinarmaqueses têm Bendtner na área(1,94m) e Rommedahl pelos lados do campo. Só precisa corrigir as entregas self-service da zaga que por pouco não tornam a vitória contra os camaroneses numa goleada reversa. Deve chegar às oitavas.
Paraguai -> bom empate contra a Azzurra no 1° confronto. Apesar de boa vitória contra os eslovacos, poderiam ter jogado mais, partido mais pra cima e ter decidido o jogo mais cedo e com mais gols, ao invés de terem recuado e só aos 40 do 2° tempo terem resolvido a partida. Agora pega a Nova Zelândia e deve vencer, e assim chegar às oitavas.
Eslováquia -> no 1° e teórico mais fácil jogo, onde a vitória era só pra confirmar no papel e nos bolões, tomou o castigo de quem faz 1x0 e recua..... já contra o Paraguai, mostrou que seria difícil a classificação pra próxima fase, mas com os empates italianos, ainda tem chance. Problema agoraé enfrentar a Azzurra precisando da vitória e ainda torcendo por outro resultado.... Não deve passar da 1ª fase.
Portugal -> na terça-feira, já saberemos o que vamos precisar fazer pra ser primeiro do grupo e se a Coréia é o saco de pancadas do grupo. Se Cristiano Ronaldo e cia. jogarem mais ou no mesmo nível do que jogaram contra os marfinenses, devem ganhar dos norte-coreanos mais fácil do que os brasileiros. De qualquer maneira, mesmo com a vitória não estarão classificados ainda, tendo o Brasil como último adversário pra decidir vaga.
Coréia do Norte -> deve ser, e tomara mesmo que seja, o saco de pancadas do grupo G.
Algumas arbitragens muito boas, outras bem ruins, como sempre. Os bandeirinhas na primeira rodada foram excelentemente bem. Na 2ª, já nem tanto...só olhar pro lance do 2° gol do Brasil contra a Costa do Marfim(aliás, cena muito engraçada a do árbitro comentando com o jogador sobre lance, não acharam?). Quando os bandeirinhas começaram a errar, os árbitros não quiseram ficar atrás. O gol anulado que poderia ter dado a vitória aos EUA contra a Eslovênia, a expulsão do Kaká e do Klose, o gol da Nova Zelândia no jogo contra a Itália..... aliás, pênaltis como o convertido pela Itália no jogo contra a Nova Zelândia, se eu fosse árbitro de futebol, nunca ia ter placar 0x0, porque eu marcaria uns 29 iguais aquele. Futebol é contato, não é competição de dança, novela de romance ou baile de forró.....
A Jabulani..... tanta coisa se falou dela antes da Copa, e realmente há de concordar com a opinião do Júlio César, do Luís Fabiano, Felipe Melo, entre outros. Esta bola é péssima, é muuuuito ruim a porcaria da bola, horrível. Aliás, se tem uma coisa que eu me pergunto até agora é porque diabos o fabricante teve que criar uma bola nova, porque não usar uma bola como as que são usadas no mundo inteiro em todos os campeonatos?? O.o
Muito se fala dos jogadores e do nível técnico dos mesmos, mas eu credito muitas falhas, passes errados, chutes na arquibancada e outras coisas, à maldita jabulani.
Menção honrosa à Rede Globo, muito criticada por mim em se tratando da exibição de animes, fez um negócio fantástico. Alguém já viu o fantasma da jabulani?? Na primeira vez que ouvi pensei que era um narrador estrangeiro entrando na transmissão braisleira, mas não, era o Cid Moreira assustando jogadores e torcedores
, é realmente muito engraçado.
Porque as porcarias dos times pelo mundo afora e até as seleções hoje em dia quando estão jogando bem e anulando o adversário, fazem 1x0 e recuam depois abrirem 1 ou 2 gols no placar?? Em vez de partirem pra cima pra fazerem 3 ou 4 e matarem o jogo, ficam com aquele incômodo placar nas costas..... Viradas como a do Vasco no Palmeiras não acontecem todo dia, ainda mais no futebol de hoje de extrema marcação. Este tipo de coisa me lembra a pior característica do meu time e já tirou 3 pontos nossos no Brasileirão....¬¬
Se os times africanos pararem de bater e jogarem mais coletivamente, podem chegar longe nas Copas. É claro que pra todo time ser campeão, é necessário um pouco de sorte, mas as seleções africanas ainda não formam conjuntos consistentes. Formar um time é uma coisa, ter um conjunto é outra. Camarões já foi eliminado por causa disto.
Eu adorei a Suíça! Alguns podem achar que eu sou um amante do futebol retranqueiro por causa disto, mas não, eu simplesmente gostei de um grande time como a poderosa Espanha com Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Casillas, Fernando Torres, David Villa, entre outros de seus craques, cair direitinho na armadilha de uma seleção limitada tecnicamente, mas muito bem ajustada e com uma proposta de jogo que ela pôs rigorosamente em prática. E assim, a Suíça aumentou o seu próprio recorde, além de obter outros. Tô torcendo pra que eles fiquem em primeiro no grupo H e cheguem às quartas pelo menos.
Todo mundo fica deslumbrado com a maravilha que é o dvd ou Blu-Ray. Nunca me vislumbrei com tais aparelhos com relação a gravações e em épocas como esta é que eu olho e vejo que eles ainda demorarão um bom tempo pra substituir um velho companheiro que eu tenho em casa. É por causa do meu bom, velho e amigo vídeo cassete que pude assistir a todos os jogos da Copa até agora, tal qual como na Copa passada. E tendo assistindo a todos os jogos, fico com vontade de que a Copa pudesse ser de 2 em 2 anos, ou de 3 em 3, ou então ainda que pudesse ter pelo menos a sua 1ª fase disputada em sistema de ida e volta como na Liga dos Campeões ou na Libertadores da América, mas se fosse assim, talvez não fosse tão empolgante, emocionante, disputada e cheia de surpresas como está sendo esta atual. Viva o futebol, viva laduma!!
Sennaffogo