Depois de muito ouvir falar, mais mal do que bem, e até eu mesmo ter falado mal deste mangá, eu li o primeiro volume pra poder constar informações mais concretas a respeito......
Acredito que muito do que se fala, mal principalmente, a respeito deste mangá, passa antes de mais nada pelo seu traço, pois os personagens assim como em várias outras séries do mesmo autor, se parecem muito(ou são iguais fisicamente) como Cavaleiros da série de maior sucesso de Kurumada, CDZ.
Logo na capa do 1º volume, você vê o "Seiya"(Teppei), e adentrando a história, vê alguém parecido com o Shun ou o Shiryu(dependendo do ponto de vista), o "Máscara da Morte" e um outro "Cavaleiro de Ouro", além da "Saori", criança e de cabelo curto; mas e daí?? O fato é que apesar de os personagens de outros mangás serem iguais ou parecidos com os cavaleiros, só diz que Kurumada, apesar de muitos acharem o traço dele ruim, tem um traço marcante/marcado. Dizer que é um traço repetitivo(leia-se até, enjoativo) seria a mesma coisa que falar mal dos mangás do CLAMP pra quem não gosta das "mininas".... isso, claro, na minha opinião.....
Tinha eu o mesmo ponto de vista, e ainda por cima sendo lançado no Brasil pela JBC, de que o mangá era uma imitação de CDZ, até que um amigo meu me emprestou apenas o 1º volume, já que os outros ele não comprou porque não gostou da história. Li o 1º volume do mangá, e a história, apesar de na capa aparecer o "Seiya montado num Pégaso", não tem nada a ver com cavaleiros, pelo menos pelo que li, já que se trata de uma história sobre robôs, máquinas e talz... além do que, não temos nada de cosmo, ki, sohma, energia, ou algo do tipo, pelo menos por enquanto......
Bem, então depois de tudo isso, mesmo que B't X(leia-se: Beat X) tenha personagens e/ou outros aspectos iguais ou parecidos, a história que pra mim é o mais importante, é bem diferente de CDZ, portanto, também por isto achei o mangá bom. Vamos ver se confirmo esta minha opinião, ou, se passo a concordar com outras pessoas.....
A princípio eu ia pegar a coleção emprestada, mas aqui no RJ não conheço quem a tem.... então, num rompante de consumidor feminino que adora comprar sapatos, já faz um tempinho, as promoções no estande da Comix num evento que fui, destacaram-se mais uma vez, e conversando com o amigo que tinha me emprestado o volume 1, dividi com ele o título, apesar de primariamente ele não gostar do mesmo..... não sei se ele vai acabar lendo, mas.....
Agora, falando a respeito da edição brasileira de B't X, digo que a tradução e o formato podem até estar bons, não sei, mas o papel é o mesmo de sempre e a encadernação continua o mesmo lixo. Isto pode não ser bom pra mim ou quem coleciona este título......
mas pra quem ainda gosta de CDZ, eu recomendo.
Fato é que estou um tanto quanto ansioso pra ler B't X, mas ainda tem alguns livros e pelo menos um título de mangá de "mão" que gostaria de ler antes de pegar B't X..... acho que fica pro ano que vem.
So, see you over there.
Sennaffogo