Witch Amusement. O nome do dorama que acabei de assistir. Dei uma parada no Emperor of the Sea e no Naruto em partes que achei perfeitas pra parar, pra dar uma refrescada. Enquanto via ambas, Witch entrou de gaiato no meu pc
e, como já tava lá e ainda não tinha visto sequer um episódio, fui dar uma olhada no 1° pra ver como era. Acabei gostando e quis assistir o 2° pra decidir se ficava ou não com o dorama. Acabou que depois de ter visto 2 episódios com mais de 1 hora cada(e olha que achei que isto fosse mais exclusividade de Emperor....), pensei: "Ah, vou assistir, aproveitar, e ir "relaxando" um pouco com este dorama aqui". Estava então no 4° epis., só faltavam 12.....
Na verdade, tal dorama coreano nada tem de espetacular e nem é tão engraçado quando talvez quisesse parecer, mas de qualquer modo é interessante. O dorama tem muitos clichês já vistos por aí, principalmente nos próprios doramas, mas nada que vá deixar W.A. taxado como aquele dorama ruim...... a não ser que você tenha acabado de ver uma coisa realmente parecida ou algo que seja apenas similiar em alguns aspectos e não tenha muita tolerância. No mais, será tranquilo de assistir.
O ponto-chave do dorama está no desenrolar das coisas.
-> Positivamente, algumas situações vão chegando a extremos bem tênues, e aí quando se pensa que nada mais novo pode acontecer, algo novo acontece. Simples assim.
Um outro ponto forte é o que o dorama traz consigo além da história. Comida, roupas e cultura. É interessante ver as provas pelas quais passam Moo-Ryong e Yoo-Hee ao longo do dorama. Os locais que são vistos, a sociedade hierárquica, dentre outros aspectos.
-> Já negativamente, o maior dos defeitos está na lentidão pra que as coisas aconteçam realmente. Pelo que vi e olhando pra quantidade de episódios totais, eu enxugaria uns 3 ou 4 episódios de W.A. sem pensar muito. Exemplo típico é o que acontece em certas situações cujos personagens desejaram estar frente a frente pra falar sobre o que estava acontecendo ou esclarecerem algumas coisas, e eles simplesmente........ não falam. Ou falam besteira.....¬¬ Cara, eu realmente não gostei disto. Me pareceu mais enrolação do que qualquer outra coisa, e chegou até me lembrar novelas natais, o que é como dizem por aí: tenso!
Fiquei odiando os personagens em variados momentos e me mordendo de raiva falando sozinho com o pc: "Fala logo", "Anda logo, fala", "Explica logo", ou, "Porra, explica logo esta merda!". As coisas giram, giram, giram, e assim como um peão, não saem muito do lugar. A relação entre certos pais e filhos, parece típica coisa de novela brasileira. A diferença básica neste caso é que lá, a relação desenvolvida entre pais e filhos é diferente, e em W.A., especialmente entre dois certos personagens.....
Cheguei no ep.10 com a sensação de ter assistido apenas metade dos episódios com algum real conteúdo. Só não foi mais frustrante, porque realmente apesar de tudo isto, eu fiquei preso pelo conjunto dos personagens e pelo desenrolar dos acontecimentos entre eles, além do fato de saber como iriam ficar as situações de cada um, principalmente em relação a Moo-Ryong.
O dorama vai aos poucos ganhando em mais comédia, com Sae-Ra, o próprio Moo-Ryong, e o Gerente..... as situações relacionadas ao Gerente são as melhores.... eu ria bastante com ele. Algumas outras tiradas cômicas conseguem deixar com que o dorama além de moroso não fique sem graça, fazendo com que assim o mesmo possa desenvolver também um pouco melhor outros aspectos que não apenas o(s) romance(s), porque depois de chegar ao episódio 14, você vê o quão duro foi pra certos personagens tomarem certas atitudes, fora as confusões que todos eles fazem, que é uma coisa surreal. A partir do episódio 12, o dorama toma um ritmo bem melhor do que todo o resto da série até então. Falando tudo isto deste modo, fica até parecendo que os pontos negativos são maiores que os positivos, mas vejo de uma maneira equilibrada, mesmo que a gangorra tencione seu lado mais alto para a parte negativa.
Ah, uma coisa que vi que chamou a atenção foram os carros pelos quais os personagens circulam..... Até Song-hwa que na série é visto como um aparentemente "pobre", anda em um...... E não são somente carros. São CARROS! Como se fosse muito fácil comprar um.... destaque especial para o lindo BMW Azul. Realmente isto me lembrou o exagero que falam que existe em doramas coreanos. Eles usam e abusam de algum(ns) quesito(s) de produção. Este fato dos carros em W.A. me lembrou especificamente BBF(dorama baseado em HYD) em relação às roupas.
O final é uma coisa de gôsto mesmo, pois apesar de deixar coisas para as cabeças dos telespectadores pensarem, a história realmente é finalizada. Na minha humilde opinião como telespectador, eles não podiam deixar pendentes algumas situações-chave relacionadas ao fim da história. Deveriam ter explicado "Ma Choom-pyo", "Ma Choom-pyo, Moo-Ryong e W.Y-H", "Jhonny e Moo-Ryong" e "Yoo-Hee e Moo-Ryong". De qualquer maneira, quem assistir e pensar a mesma coisa, com certeza é capaz de dizer que as situações foram explicadas nas entrelinhas, mas, eu acho que ao invés de terem dado uma enrolada mais lá atrás, valia muito mais a pena investir num final deste tipo. Mas afirmo que isto não tira de jeito algum o mérito do dorama.
Um dorama tranquilo e leve de se assistir, e com uma trilha que cumpre bem o seu papel. Poderia ter sido melhor, mas não deixou tanto a desejar. A princípio não me pareceu um dorama pra recomendar, digamos assim, no mesmo nível de Cat Street, e isto se confirmou quando terminei de vê-lo, mas não posso deixar de recomendá-lo com certeza.
RECOMENDADOSennaffogo