Katanagatari, como já havia dito, é um anime que me surpreendeu desde o primeiro momento. De cara, não pelo traço, que inclusive afastou várias pessoas de vê-lo, mas sim por seu conteúdo e também pela história em si, muito bem elaborada e muito bem contada, de forma a fazer com que o anime, para muitos, aparentemente só apresente diálogos chatos e infrutíferos, mas que ao longo dos episódios percebe-se todo o sentido pleno que eles fazem dentro da história e que, ainda assim o anime pode ser tratado tranquilamente como um anime de ação/aventura como gênero, e tendo a luta como tema-base.
Falando primeiro das músicas, apesar do 1º encerramento combinar mais com o anime, o vídeo não se mostrou muito animador. Achava eu que aqui tinha sido o momento da economia. O 2º e 3º encerramentos conseguem ser um pouco mais fracos que o primeiro em termos musicais, e o vídeo se repete com uma ou outra mudança, como as roupas dos personagens e alguns aspectos próprios dos mesmos. Depois o encerramento vai mudando a cada episódio até o final do anime, e aí eu fiquei com a dúvida se foi realmente uma economia ou apena uma estratégia. Seja como tenha sido, os encerramentos seguintes não se mostraram muito diferentes dos 3 primeiros, e as músicas seguiram aquela mesma toada. No fim das contas acabei não prestando tanta atenção a mensagem de cada uma delas, mas acho que apenas uma ou outra deve ter combinado bem com o anime, o que acho um desperdício(sempre friso isto) de tempo e dinheiro, além de acabar não divulgando nenhuma das músicas. Em relação aos meus gôstos, gostei um pouco apenas do 9º encerramento, cantado por Annabel, além da 2ª abertura. Este por sinal, nos traz Ali Project fazendo sucesso entre os animes mais uma vez. É mais uma música do grupo que não creio ter aquele termo entre gostar um pouco ou não desgôstar muito, ou gostas ou não gostas. Quando ouvi a música pela 1ª vez no episódio 8, mais uma vez meu faro não errou e antes de aparecer "Opening Theme" na tela, eu já sabia que a música se tratava de Ali Project. Em termos musicais, esta é a música de maior destaque do anime, pois de longe é a música que, no todo, mais combina com o anime(o anime em si e o vídeo). Gostei da música, apesar de achar que ela tem umas viradas de som estranhas, mas como isto já é normal em A.P., não me supreendi e deu pra assistir as aberturas dos episódios seguintes de modo tranquilo.
Obs.: tem um erro (talvez bobo) na tradução da 2ª abertura, do fansub pelo qual assisti, mas nada que faça você deixar de entender a letra. É até fácil captar o sentido certo da palavra errada. Mas quem não conseguir enxergar, pode perguntar que eu digo qual é.
Duas situações no episódio 4 da saga das espadas alteradas de Kiki-dono: uma cena da Togame-chan que nos é mostrada mais ou menos aos 5 minutos, é totalmente desnecessária ao anime. Forçaram a barra, e pra mim foi até um pequeno erro da produção; a outra situação, no mesmo episódio, é com relação a luta entre Kyotouryuu e Hakutou Hari. Foi decepcionante "ver" tal luta, mas enfim.....
Neste mesmo episódio, vê-se uma surpresa positiva, muito interessante, e muito intrigante ao mesmo tempo, talvez determinante para o andamento do anime, e que assim como diz a narradora ao fim do episódio "é de deixar as sobrancelhas em pé". =D
Para um segundo episódio realmente tedioso e que quase me fez dormir, o que não é muito comum(principalmente se eu não estiver capengando de sono ou se não já for altas horas da madruga), os episódios seguintes realmente deram um "up" no clima e ação do anime. 4 personagens aparecem atrás de um mesmo objetivo e o foco inclusive é um pouco desviado em certo ponto. Já no terceiro episódio, o anime te puxa de volta, e aí consolida a posição que te faz vê-lo até quase o final.
O episódio 6 nos apresenta dois personagens muito importantes pra história, ambos por sua força. Além ainda de mostrar uma espada um tanto quanto pesada para algumas pessoas normais carregarem.
Já no sétimo, temos um confronto completamente inesperado, vendo a situação pelo ângulo do primeiro episódio do anime. E no oitavo, um personagem central da trama se move, além da história nos mostrar uma espada muuuito intrigante e interessante. Shikizaki Kiki era um gênio, e quem criou e desenvolveu a história de Katanagatari foi muito bem no geral neste aspecto.
Até aqui, as únicas reclamações seriam de "defeitos" que houveram e não tiveram explicações sobre eles, e coisas que simplesmente não foram explicadas, ainda..... Como por exemplo:
- A história da kunai lá do primeiro episódio, que acredito que muita gente também não tenha entendido aquilo;
- O olho da Togame-chan.......
- E a luta entre Shichika e Sabi Hakuhei.
Já na metade do anime, estamos seguindo o rastro dos personagens que estão na busca das espadas, e enquanto os diálogos permeiam a tela, as lutas vão acontecendo, os relatórios já são uma trivialidade, e a convivência entre os protagonistas se transforma em algo diferente do início da história, ao passo que chegamos no 10º episódio. Aqui faço uma pausa e volto no parágrafo depois do que se segue abaixo.
A animação é muito boa durante todo o anime, e o fato das situações se focarem mais nos personagens, a produção não precisou trabalhar arduamente com cenários(mas mesmo assim eles são bons), mesmo que os protagonistas estejam sempre em movimento. O maior trabalho deles deve ter sido elaborar as tais espadas que remetem à essência da história. E neste ponto, todas as espadas ficaram legais. Apesar de uma ou outra não aparecer muito e a última ser mais esdrúxula do que a antepenúltima....
A coisa dos golpes, muito legal também. E apesar de ser um anime de luta e tal, é um anime bem tranquilo, sem grandes sobressaltos durante grande parte da jornada. Até o episódio 9, eu tinha visto alguns defeitos na história, por assim dizer, mas que não comprometiam, e além disto tinha uma coisa que me deixava de certa forma tranquilo em relação a isto: ainda tinham mais 3 episódios pra explicações.
Até então, tudo estava sendo contado de uma forma excelente, não consegui ver nenhum grande defeito que o restante da história ainda não pudesse corrigir, e eu vinha pensando que Katanagatari estava se tornando uma obra-prima...... Chegando ao episódio 10, além de assistirmos a busca por mais uma espada, nos deparamos com uma grande surpresa em relação a toda esta busca; Shikizaki Kiki e o Kyotouryuu; e conhecemos também a 10ª espada. Ao fim deste episódio já nos deparamos com o prenúncio do fim, que no meu pensamento, seria normal. O episódio 11 se segue normalmente até o final, e aí.....tudo desmorona. Ao fim do episódio 11, senti que se jogassem mais 10 minutos de animação na tela, o anime poderia ter sido encerrado por ali mesmo. É um tanto quanto assustador ver que por causa de apenas uma cena, todo um trabalho se esvai aos olhos de quem está assistindo a obra. O episódio 12 ainda nos mostra uma possibilidade de o anime terminar ao menos de um modo mais aceitável, mas além de toda a confusão em que o anime se perde, nem esta possibilidade se concretiza, e na minha opinião Katanagatari termina de uma maneira completamente incoerente e eu diria que até quase pífia, por todo o caminho que a história do anime percorreu e pelo final que tem.
Ao fim da história, o meu pensamento foi de que especialmente um certo objetivo traçado por determinado personagem era muito ridículo, e que tinha sim como deixar o final da história muito melhor do que foi, trilhando o caminho A ou o caminho B. Cheguei até a me sentir um pouco chateado como se tivesse perdido 10 horas da minha vida à toa, mas, não posso pensar que praticamente todo o anime foi ruim, pois nem de longe isto é verdade. Fora que em meio a confusão que foi o fim do anime, consegui ver algo muito interessante por parte de Shichika. Eu poderia qualificá-lo de N maneiras, mas acho que 'humano' é a palavra mais certa pra defini-lo, até por ele ser o que é dentro da história do anime, e o fato de eu me identificar muito com ele, e especialmente o final do anime me mostrou tudo isto. Então, mesmo que pra mim este final confuso e incoerente influencie a minha recomendação, não vou deixar aqui a mesma recomendação que dei a Gantz, pois penso que a balança não ficou tão desequilibrada a tal ponto.
Quanto aos "defeitos" que vi na história, apontados lá no começo do post, não vou dar nenhuma resolução a vocês, se foram ou não explicados, por simplesmente ser spoiler. Então, se eu costumo apontar isto, desta vez ficarei quieto e deixarei que vocês assistam o anime e comprovem por si mesmos os fatos. Por fim, quase deixo um "BOM" pra Katanagatari, mas pelo Shichika(
) deixarei a seguinte classificação:
RECOMENDADOSennaffogo