"Méééélllll Deuzu!" Após ver 10 episódios deste anime, não consegui exclamar nada mais além disto. Falei outras diversas coisas que resultariam na mesma exclamação como por exemplo: "Que desenho ridículo!"....
Pegando Urusei Yatsura primariamente por ser uma obra da Rumiko-sensei, e em segundo lugar porque um amigo meu 'Takahashista' queria a obra, quando surgiu a chance resolvi assistir os primeiros episódios pra ver se ia me dar aquela mesma sensação de quando assisti apenas os 2 primeiros episódios de Ranma 1/2 e fiquei com vontade de assistir mais, ou como o fato de há algum tempo quando assistia InuYasha, ainda no Cartoon, gravava os episódios da semana pra assistir tudo no domingo porque não conseguia ver 1 episódio só...... Não foi o que aconteceu com Urusei.... impressionante como parece que em Urusei Yatsura, a qualidade da obra da Rumiko decai, e muito. Mas não, ainda bem que ao que me consta das informações a respeito das obras de maior sucesso dela, Urusei é a primeira. Então isto significa que ela evoluiu e muito como mangaka.
Logo no início do primeiro episódio notei que a animação era bem antiga mas não imaginava o quanto. Urusei Yatsura, o anime, é de 1981, imaginem o mangá? Eu pensava que fosse de 1986/87, mas mesmo Dragon Ball, Hokuto no Ken ou Cavaleiros do Zodíaco, são 3 animes que em qualidade gráfica estão bem a frente de Urusei. 5 anos de evolução na década de 80 fizeram uma boa diferença. E pra hoje em dia, são 3 décadas de distância, portanto, um anime que praticamente só quem é fã da Rumiko, assistiu ou assistirá. Como foram quase 5 anos de anime na TV japonesa, acredito que depois do episódio 100, o gráfico dê uma sensível melhorada.
No entanto, a animação que de cara se vê a qualidade "ruim" dos anos 80, nem é pra mim, assim como pra algumas outras pessoas, um empecilho pra se ver este anime, mas conforme os episódios vão passando, esta começa a pesar na avaliação do anime, e aí as coisas começam a se complicar.....
Urusei não passa perto da graça que Ranma tem, fato notório. Pelo menos aos meus olhos. A história quer ser engraçada mas não consegue. Eu conto com apenas duas mãos quantas risadas eu dei vendo 10 episódios deste anime, o que é uma lástima, porque aí eu paro pra pensar do que vou rir nos outros 185 episódios restantes...... Pode ser que pros japas, naquela época, o anime tenha sido bem engraçado, mas não consigo vê-lo como tal. Talvez o fato de comparar um anime um tanto antigo como Urusei com qualquer outro anime de comédia(ou que tenha comédia) mais recente, seja um erro, mas ele por si só não é engraçado a ponto de eu conseguir ver isto como o principal gênero ou ponto positivo dele. Eu sinceramente não consigo ver graça em tudo que acontece de ruim ou errado com o Ataru, mesmo olhando pro anime como uma comédia.... é como eu disse: se era pra ser engraçado, o anime não consegue passar isto pra mim. Fora o fato da maldição do Ataru(pra não dar mais spoilers) na história do jeito que é, se tornar extremamente desinteressante pra mim, olhando para o modo como as coisas são mostradas.
Trilha sonora até agora é "nula", não gostei da abertura e nem do encerramento, apesar de combinarem com seus respectivos vídeos perfeitamente, afinal, foram feitas pro anime.
Os personagens fazem o anime desmoronar junto à história. Dentre os principais personagens até agora, temos Lum, que além de ser muito irritante, é burra e, só enxerga e ouve o que quer. Ten é o pentelho escrôto e mal-criado que só é "bom garoto" quando lhe convém. O pai do Ataru é o cara que até agora não faz nada na história, então nem dá pra falar muito dele. Ataru e sua mãe são personagens mais normais, tirando algumas ações. A Shinobu é o personagem mais normal do anime, mas mesmo ela em certas ocasiões perece de um pouco de normalidade. É estranho dizer isso de uma obra da Rumiko depois de ter visto alguma coisa das maiores obras dela(InuYasha ou Ranma), mas a maioria das ações dos personagens e situações nas quais eles são envolvidos, parece um pouco forçada.
Pra piorar tudo isto, o único fansubber que está traduzindo e legendando a série, apesar de ter meu respeito por seus trabalhos e pela coragem de levar uma série gigante e antigona já até a metade, deu várias cagadas nestes somente 10 episódios..... muitos errinhos(uns bobos, outros nem tanto) que acabam se tornando uma bola de neve e por muitas vezes gerando dor de cabeça a vários telespectadores..... por enquanto tudo tem passado, mas espero que tenham melhorado com o tempo. O ponto positivo neste fato, pra mim, é que depois de assistir tanto Naruto com coisas tão esdrúxulas que chegava a dar náuseas, não serão estes erros que me farão deixar de ver o anime.....
Olhando várias informações sobre o anime como um todo, parece que o protagonista não é o Ataru como se vê claramente na sinopse e nos primeiros episódios, e sim a Lum. Inclusive o título do anime em outros países é "Lum, alguma coisa", "alguma coisa, Lum", etc.... Estranho este fato.
Uma coisa interessante, Urusei chegou a ser dublado por aqui com o nome de Turma do Barulho....¬¬ Fatos mais interessantes ainda estão relacionados a dublagem na Itália. Lá, descontando o fato de passar completo ou não, Urusei Yatsura passou 5 vezes pela TV Italiana, e com dublagens diferentes. Assim sendo, olhando pras informações, a dublagem italiana teve mais pessoas dublando do que o total de jogadores que vão participar da Copa do Mundo 2010....xD Foram no mínimo 3 dublagens, personagens que tiveram até 6, 7 vozes diferentes, uma coisa parecida com alguns animes "nossos" até certo ponto.
Pra finalizar, diria ao final das contas, que é um anime de comédia non-sense, e olhando pra Suzumiya Haruhi, anime de gênero parecido que eu assisti 5 episódios e fiquei me perguntando porque diabos todo mundo ficava falando dele, não sei se vou conseguir assistir muito mais do que 10 ou 20 episódios. O que ainda me intriga, é saber qual vai ser a resolução do caso entre Lum, Shinoubu e Ataru, porque de resto não vejo nada mais no anime.... Bem, vamos ver se a coisa melhora mais pra frente, mas por enquanto dou graças por não ter gravado este anime em dvd's, sem ter dado uma olhada na série antes.....
Sennaffogo