Tista aborda diversas temáticas que circundam, ainda que muitas vezes discretamente, o nosso cotidiano.
Desde organizações fantoches até as mais profundas fantasias impregnadas na mente de crianças que sofreram ou sofrem alguma experiência traumatizante a ponto de levá-las a seguir o "mal caminho" pelo resto de suas vidas e se tornarem vitimas de suas próprias ações ao passar dos anos.
A inocência muitas vezes assume em Tista o seu pior lado, demonstrando a degradação de diversas pessoas ao manipular por interesse próprio terceiros, e se fazendo valer de quaisquer métodos, para atingir os seus objetivos pessoais.
Aliado ao caráter psicológico e realista da arte de Tista se atribui um pouco de fantasia e poderes sobrenaturais, porem diferentemente de parte de outras obras não torna o seu usuário um ser distante do comum, principalmente no que se refere à vunerabilidade de seus sentimentos. A trama se prende muitas vezes à descrição detalhada da mente da personagem ao lidar com a situação a que lhe é imposta, seus medos, aspirações e desejos se mesclam continuamente transfigurando ao caos mental que define ocasionalmente a sanidade da personagem em suas ações.
Outro aspecto marcante é a utilização da fé como justificativa para assumir um dos mais acabados estados de vida: Viver sob o manto da solidão ao tempo em que ambiciona matar outras pessoas como oferenda a seu respectivo Deus, fato que não se distancia muito da realidade e que até hoje causa tragédias por diversas partes do mundo. O desespero vivido na trama muitas vezes tenta por si só justificar apego ao irreal, seja ele um Deus, uma lembrança do passado ou um sonho o qual amigos tentam alcançar. Por fim, pinceladas de gangues, tramas policiais e diversos segredos brotam a cada capitulo de Tista ao desenrolar dos capítulos. A obra deixa diversas reflexões para o leitor e quem sabe duvidas para os menos atentos, por conta de explanações não muito detalhadas sobre tudo que se passa.
~ Lacyel
p.s.Senna: deletei o outro tópico, mas não pude deixar de trazer esta excelente review. Omedetou Lacyel!