#UCHIHA SCANLATOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

BUDA

Ir para baixo 
AutorMensagem
sennaffogo
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 407

BUDA Empty
MensagemAssunto: BUDA   BUDA Icon_minitimeSex Ago 14, 2009 3:38 pm

Uma obra primosrosa! Shocked É o que posso dizer, logo de cara e até agora, de BUDA, talvez a maior obra de Osamu Tezuka, o "deus" do mangá. É muito gratificante poder ter um mangá de tal nível licenciado no Brasil, e com a qualidade que qualquer obra de Tezuka merece, especialmente esta.

Antes de eu sequer pensar em comprar BUDA, cheguei a olhá-lo por aí, com até digamos, um certo desdém, mesmo sabendo que pelo título não poderia se tratar de um mangá qualquer...... depois, também perguntando, acabei confirmando que a qualidade era suprema. Li algumas matérias a respeito e folheei o mangá......... realmente, a Conrad está de parabéns! Qualidade igual, só é encontrada em mangás como Adolf, e, Dragon Ball e Vagabond Edições Definitivas. A qualidade....... a qualidade justifica o preço de capa da obra: 20,00 por cada volume....

Sobre o mangá em si, impressionante, pois assim como eu havia lido no 1° volume de Adolf, e atentado pra simplicidade e limpeza do seu traço, em BUDA isto não poderia deixar de ser idêntico, deixando a história suave e gostosa de ser lida. Assim como certos traços que às vezes a maioria não está acostumada, não vejo problemas em se acostumar com este fator, ainda mais porque a história é ótima, simplesmente maravilhosa. Tezuka consegue juntar a história de um dos maiores líderes religiosos de todos os tempos, com um enredo fictício até certo ponto, bem-humorado e sério ao mesmo tempo. A comédia é inserida em pequenas e perfeitas doses.

Muitos não conhecem a história de Siddhartha, mas quando ouvem o nome BUDA, sabem que existe uma religião criada a partir deste nome, e mesmo sem saberem quem foi Siddhartha Gautama, respeitam-no como o grande homem que ele reconhecida e verdadeiramente foi. Por BUDA, o mangá, até o volume 8, metade da história já ultrapassada, Tezuka nos conta como viveu o príncipe de Kapilavastu em sua terra natal até a tomada de decisão que mudaria para sempre não somente o seu destino, se é que este já não estava traçado, chegando ao alcance de uma coisa que muito ele queria....... frustrações, amores, decepções, visões, abandonos, meditações, provações, sofrimento, mortes..... Tudo isto rodeia Siddhartha ao longo de sua vida. Em sua jornada, ele parte em busca de respostas pra perguntas que são pouco casuais de, nós seres humanos, fazermos a nós mesmos a princípio, e que são praticamente impossíveis de serem respondidas, ou realmente são. Vamos a uma Índia não muito diferente da atual passada pela novela da Rede Globo, Caminho das Índias, quanto ao sistema de castas..... Siddhartha, mesmo nascido "nobre", não exita em ajudar a todos, independentemente de quem seja, e não aceita que um "mendigo" e um "presidente"(exemplo hipotético) sejam tratados de maneiras diferentes, principalmente no que diz respeito a humanidade de cada um. Ambos são seres humanos.

Por toda a história de Buda, a qualidade do roteiro, e traços "impressos" por Tezuka, BUDA é sem dúvida uma obra de leitura obrigatória...... mesmo nas mãos dos mangakas mais talentosos, talvez BUDA não fosse o que é. Nas mãos de Tezuka, na minha opinião, se torna talvez a sua mais primorosa obra, mais que Kimba ou Astro Boy. Pois, além do real e do fictício se misturarem numa homogeneidade incrível, a obra chama a atenção pra pequenas coisas que os seres humanos ainda hoje, insistem em continuar errando......
Seja por inserção de Tezuka ou por intermédio da história do próprio Buda, isto pode fazer uma diferença de reflexão em certos leitores....

A jornada continua, e eu sigo adiante com os 6 volumes que me restam pra terminar, e assim, poder com louvor recomendar esta grande obra..... não creio que eu vá me enganar com relação a isto. Rumo à iluminação!

Sennaffogo

Última edição por sennaffogo em Ter maio 04, 2010 7:43 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
sennaffogo
Administrador
Administrador

BUDA Empty
MensagemAssunto: Re: BUDA   BUDA Icon_minitimeQui Nov 12, 2009 5:58 pm

Ah, BUDA! A confirmação de que este é um mangá fantástico, me veio plenamente, depois de passar pelo posfácio, onde por Tezuka muitas coisas são explicadas, não só em relação ao mangá em si, como também em relação aos personagens, coisa que achei muito importante vide o fato de se tratar de uma história do maior líder religioso(ou não) do oriente. Não que eu esteja dizendo que pra um mangá ser ótimo tem que ter um posfácio, mas quem ler vai saber do que eu estou falando mais exatamente....

Quando ainda estava mais ou menos na metade do mangá, eu já falava sobre uma obra acima da média, ao mesmo tempo que me direcionaram 2 intrigantes comentários dos quais pra sempre me lembrarei. Um deles feito por uma admin/tradutora/revisora de um scanlator, e o outro por um staff do mesmo grupo.
A admin disse: "o traço de Tezuka é horrível! Se pra você, BUDA é o melhor mangá que você tá lendo, você precisa ler outros mangás..."; e o staff disse: "Não leio mangás cujo traço eu não gosto, e do Tezuka, nunca li nada porque não gosto do traço dele."

Partindo disto, recomeço dizendo que é impressionante o quão preconceituoso é o jovem da minha geração com relação ao traço do maior mangaká da história.... e os da geração orkut nem se fala. A princípio, desde quando li um pouco de Adolf, estranhei mesmo o traço , como qualquer pessoa que não tenha lido nada dele antes, assim como ocorreu comigo mesmo quando li Angry. Acredito que se a história for boa, você naturalmente se acostuma com o traço, mesmo que o traço não lhe seja tão bom, o que definitivamente não é o caso de Tezuka. Nem que o traço seja muito ruim mesmo, acredito que isto seja um fator pra se repudiar a história antes de ler alguma coisa da mesma. Eu ainda não peguei nada com um traço ruim pra LER, mas olhando pro anime de Shin-chan, mesmo Usui, que realmente tem um traço pior do que Kurumada por exemplo, consigo pelo menos assistir o anime do mangá dele..... e via de fato, Shin-chan é muuuuito bom! Não é à toa, que mesmo depois da morte do autor, o anime por exemplo, seguirá até a audiência dele cansar de ficar no Top10 ou os roteiristas começarem a fazer caca com o anime, apesar de ser bem verdade que Shin-chan anime parece ter feito um enorme sucesso muito maior que o mangá.....

O traço de Tezuka em BUDA, foi simples como tinha que ser, detalhado onde realmente era necessário, e limpo. Esta última, qualidade que com certeza foi mais impactante porque teve a qualidade da edição brasileira como aliada. Em geral, o esdrúxulo, pra muito, traço arredondado de Tezuka, acaba realmente afastando pessoas da minha geração, e mais ainda da geração Naruto, de suas obras. Então, opinião por opinião, pra mim isto é frescura, e achei que quem devia ler outros mangás eram eles e não eu, mas tudo bem, respeito a opinião das pessoas citadas assim como de quaisquer outras, e assim como disse a eles que o azar era deles por estarem perdendo uma ótima história, aqui mando o mesmo recado a quem quiser ler.

E pra quem pensa: "Ah, minha religião não é o budismo/não tenho religião, então não tenho interesse em ler esta história", se engana ao pensar que BUDA se trata somente de uma história sobre o Budismo.... aliás, como Tezuka explicita no posfácio, dentre outras coisas, BUDA é a história Siddhartha Gautama com um dedo, ou melhor, uma mão, ou mais ainda, as duas mãos de Tezuka, portanto não é plenamente coerente com a história de Buda. Primeiro porque existem várias versões da história de Buda; segundo porque Tezuka nunca quis de fato retratar fielmente a história, principalmente em virtude do primeiro; e terceiro que tranformar a vida dele em imagem fiel seria uma coisa muito sem graça e que qualquer um poderia fazer, segundo o próprio Osamu. Exemplo disto são os próprios personagens centrais da série, que assim como a maior parte da história, são fictícios.
O que é o maior ponto fraco da história pras pessoas da religião de Buda, e/ou que esperavam ver um retrato fiel de Gautama, se torna o maior ponto forte pra quem lê o mangá como um mangá sobre um grande homem e nada mais, ou ainda, apenas um mangá..... Por receber inúmeras críticas a respeito, Tezuka até aconselha que leiam a história com a consciência de que se trata de uma ficção científica ao estilo Tezuka assim como é Astro Boy.

Eu, particularmente, li o mangá pensando estar realmente lendo a história fiel de Buda(quase que plenamente), por não saber praticamente nada a respeito de Budismo, e terminada a leitura após o posfácio, não fiquei chateado nem nada. Consegui tirar verdadeiramente alguns ensinamentos pra minha vida, e isto foi de igual forma à história, fantástico.
O mangá teve uma excelente venda no Japão, mas não tanto quanto Black Jack ou Astro Boy, que com certeza pro mundo, é a maior obra do autor. Já pra mim, Astro Boy chega até perto de BUDA, mas não o supera. Não pela fantasia das histórias em si, mas pelo contexto da história em geral, e talvez pelo fato da história de Astro, aqui no Brasil, ter sido deveras infantilizada em demasia..... De qualquer modo, é um mangá não só aclamado pelo público no geral, como também pela crítica, que deu a BUDA/Tezuka, o prêmio Bungei Shunju, que até então, nunca tinha glorificado nenhuma novela em formato de quadrinhos.

BUDA é uma história séria, com um comédia ingênua, forte crítica social, e que ainda reflete várias coisas da Índia Antiga no nosso mundo atual. Eu realmente não consigo colocar BUDA acima do patamar de GUNNM, acho ambas as histórias fantásticas, e também por outros fatores não posso recomendar esta história de Tezuka a qualquer um, portanto, assim como na história de Gally, minha recomendação em relação a BUDA é:

RECOMENDADO A QUALQUER FÃ DE MANGÁ

Sennaffogo
sennaffogo
Administrador
Administrador

BUDA Empty
MensagemAssunto: Re: BUDA   BUDA Icon_minitimeTer Jul 20, 2010 9:22 am

Buda, de Osamu Tezuka, ganhará uma trilogia de filmes animados:
O mangá Buda ganhará um filme animado no Japão. O interessante é que o filme será dividido em três, ou seja, será uma trilogia. A primeira parte tem previsão de estréia para 28 de Maio de 2011.
Publicado no Brasil pela Editora Conrad, o mangá narra a trajetória de Buda pela visão do deus do mangá, Osamu Tezuka. Este não foi o único mangá do autor publicado aqui, pois já tivemos 'A Princesa e o Cavaleiro' pela JBC, 'Buda' e 'Adolf' pela Conrad, e agora teremos 'Metrópolis' e 'Dororo' pela NewPOP Editora.
Abaixo estão algumas imagens do filme:
https://2img.net/r/ihimizer/f/buda1.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/f/buda2.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/f/buda3.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/f/buda4.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/f/buda5.jpg/
Shocked Shocked Qual não foi a minha excitação ao saber que Buda ganhará uma animação?? Estou em êxtase com a notícia. E só de saber que se tratará de uma trilogia, já me leva a crer que será muito bem trabalhado. A animação, pelas imagens, está simplemente fantástica, maravilhosa, os personagens estão tão idênticos aos da obra original que chega até a assustar. Eu posso ser meio suspeito pra falar, já que até agora BUDA é o melhor mangá que eu já li e está no meu Top3 de gôsto, mas parece que vai ser o título de 2011 nos cinemas japas em relação a filmes animados. E se nenhum fansubber legendar mano, eu mesmo vou procurar um sub gringo pra baixar e pedir ajuda pra fazer uma legenda softsub que seja. Tenho o mangá, sei bastante a respeito da excelente história, e até lá meu inglês já vai estar melhor das pernas....=D

Sennaffogo
sennaffogo
Administrador
Administrador

BUDA Empty
MensagemAssunto: Re: BUDA   BUDA Icon_minitimeTer Jul 27, 2010 5:32 pm

Sai o primeiro trailer oficial de Buda:
http://wwws.warnerbros.co.jp/buddha/
Shocked Shocked Só tenho 3 palavras a dizer: vai ser SODA!!!

Sennaffogo
Conteúdo patrocinado

BUDA Empty
MensagemAssunto: Re: BUDA   BUDA Icon_minitime

BUDA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
#UCHIHA SCANLATOR :: OFF-TOPIC :: Mangás/Manhwas-
Ir para: