Hanbun no Tsuki ga Noboru Sora....... taí um anime cuja tamanha profundidade me deixou perplexo, sensibilizado e sem saber muito o que dizer.....
Nunca pensei que fosse ver um anime de 6 episódios com tanta profundidade como Hanbun. Pra mim, não é um anime que se classifica em nenhum gênero, é simplesmente um anime. Um anime que trata de uma coisa que pode ser plenamente vista na realidade, mas talvez com menos emoção e mais razão.....
Resumidamente, a história trata de 2 pré-adultos que se "encontram" num hospital por causa de suas respectivas doenças e a partir daí há um desenrolar do enredo....
O gráfico do anime é bom; a história, um "tremendo" drama, mas que tem um toque de comédia que deixa o anime menos triste e que te leva a dar boas risadas; e as músicas de abertura e encerramento, praticamente perfeitas, lindas, se encaixam como "luvas nas mãos" no contexto do anime.... acho que poderiam até ter mais letra(estou procurando ambas as versões FULL), ou serem mais longas, mas tanto uma quanto outra não deixam a desejar.
Eu particularmente, ainda não entendi exatamente a que propósito o anime serve, e eu acredito não ser a melhor pessoa pra falar a respeito de questões sobre as quais o anime trata. Mas creio que no último episódio, isto parece ficar mais claro, quando numa conversa, surge uma pergunta típica daquelas "a pergunta que não quer calar?".
Ao final, Hanbun é pra mim, uma magnífica história, e que parece cumprir excelentemente o seu papel. Nunca vi ninguém falando mal do anime, pelo contrário......
Bem, não vou falar mais, pois só cada pessoa vendo pra tirar suas próprias conclusões a respeito, mas 4 coisas pra mim são certas:
Homens que gostam de alguns shoujos, já que é uma história cujo romance está inserido, devem gostar de Hanbun;
Homens um pouco mais sensíveis, podem até chorar vendo o anime;
Mulheres..... acredito que todas que vêem Hanbun, choram e/ou gostam;
Qualquer um que já teve uma pessoa "especial" na vida, pode ver o anime e se sentir como se estivesse vendo seus reflexos num espelho. :-?
Primeira e provavelmente a única vez que dou esta "classificação", pois é muuuito difícil encontrar animes assim, e a cada dia que passa, o campo da animação japonesa cada vez mais se aproxima do capitalismo dos comics/desenhos americanos..... o que sem dúvida, não é nada bom....
RECOMENDADO A QUALQUER PESSOASennaffogo