Desculpe se não puder postar sobre manhwas aqui, mas como é coisa que li e achei boa, e no fundo tem a ver com mangá, achei bom postar sobre este manhwa de judô aqui, já que além do que, o Uchiha também edita manhwas e tal.....
O manhwa
Angry tem o traço bom e limpo, e me causou um primeiro impacto, depois de ter lido o 1° volume inteiro. O traço, além de não ser detalhista, é um tanto quanto arredondado, e às vezes fica até parecendo que o desenhista faz 2 personagens com a mesma cara, mas isto é o de menos. É um traço que não é difícil de absorver, pra quem só lê mangá, ou lê mais mangá do que outros quadrinhos... mas também não é tão fácil. Eu acho isto.
Eu estranhei um pouco os personagens quando estava (re)lendo as primeiras páginas, e depois principalmente, quando vi o desenho dos personagens sorrindo. O manhwagá(se é que se escreve assim) desenha os dentes de forma real, mas mesmo assim é estranho pra quem sempre viu os dentes sem curvas......
Bem, apesar de toda esta história com relação ao traço, eu me acostumei..... já com relação ao roteiro, ele é muito bom. As coisas se desenvolvem de maneira suave e sem pressa, mas nem por isto lentas, simplesmente na medida certa.... bem, é o que achei até agora, tendo lido já metade da história, ou seja, 3 volumes. A história tem uma boa trama, onde o triângulo de protagonistas mostrado em todas as capas traseiras dos volumes, são os personagens principais, mas nem por isso encharcam os desenhos com os seus rostos. Deles, é feito um aprofundamento na história de cada um, o que é mais do que normal, mas muitos personagens já apareceram ao longo da história, quase todos permanecendo para um andamento da história com coerência, já que o centro de tudo, é o lugar mais clichê de todos: o colégio.
Os palavrões, sim, eles existem e aparecem aqui, além dos "dedos"(.l.)
já que além de um dos protagonistas falar e agir como um marginal ou bad boy, isto faz parte da personalidade dos personagens que fazem este gesto ou xingam. Não é nada de mais, e tão anormal assim, já que não se comete exageros e é difícil ninguém nunca ter falado um "ai" hoje em dia, ou dado "dedo" pra alguém.......
Ah, lembrando, Angry é um
manhwa. Por isto, não se esqueçam/estranhem, ele é lido da esquerda pra direita.....
Agora, pra finalizar, venho falar da nossa edição de Angry.
Pô, pra mim, a Conrad deu pelo menos quatro vaciladas. Uma é até relevante, mas as outras três, acho que uma editora como a Conrad, que na época do lançamento do manhwa já não era nenhuma Editora iniciante(como a NewPOP ou Lumus por exemplo), não poderia cometer. Por ordem de gravidade, na minha opinião:
1- A mais relevante, é a troca de algumas letras, o que às vezes acabou alterando a concordância e sentido do texto, rapidamente, mas, apesar de eu achar que isto tem que estar perfeito, é uma coisa que pode acontecer, e um errinho aqui outro ali não faz com que você não entenda as coisas. Talvez eu esteja cobrando demais, mas por a Conrad ter sempre sido a melhor Editora pra mim, sempre esperei a perfeição de qualquer coisa Conrad.
2- Falta de revisor nos 2 primeiros volumes. Talvez por isto, a vacilada n° 1 possa ter ocorrido, já que o volume 3 veio revisado e ficou tudo perfeito.
3- Falta de paginação. Me pergunto se isto foi ou é, um problema da obra original, mas o fato é que nos 2 primeiros volumes, não tinha marcação de páginas, o que me deixou sem saber onde estava e quando queria parar de ler um pouco, só parava quando terminava o capítulo. Será que este probleminha, resolvido no 3° volume, foi coisa do revisor também??
4- A vacilada mais grave em Angry até aqui, apesar de nada tão pesado ser dito ou mostrado até agora, na minha opinião, foi a falta de uma recomendação de idade para leitura. Pra mim, é um quadrinho para maiores de 12 anos.
Bem, será que mais alguém leu Angry, ou só eu mesmo???
Sennaffogo